Encontrei esses dias um colega do ensino médio e quase não o reconheci. Emagreceu 30 quilos. Perguntei: “como?”. Ele disse: “recomecei”. Depois de um fim de relacionamento decidiu se cuidar, comer melhor, correr. Virou outra pessoa.
Continua depois da publicidade
Uma amiga que eu achava que ia ser dona de casa para sempre agora tem uma empresa de brinquedos educativos. Recomeçou. Um velho colega que foi demitido mandou notícias de Londres. Virou fotógrafo. Recomeçou. As pessoas dizem que a vida é curta, mas acho que não. Acho que a vida é longa e dá chance de recomeçar todo dia. Hoje é um
bom dia.
O fim do ano, época de mandar mensagens de agradecimento e carinho, também existe para nos lembrar que é possível recomeçar. É o momento que prometemos entrar na academia, parar de fumar, encontrar mais os amigos, tratar melhor os outros. É uma chance, de tantas outras, para ser melhor. Recomeçar.
Não importa o quanto o ano tenha sido bom ou ruim, quando a contagem regressiva chegar no “feliz ano-novo” teremos a chance de recomeçar. Se um jovem perdoar os pais. Se um pai dizer que ama o filho. Se uma esposa decidir que basta. Se um marido decidir que vai salvar o casamento. Se um governante decidir ser honesto. Se um senhor começa a se exercitar. Se uma pessoa decidir ser um anjo para todo mundo que encontrar. Se um funcionário frustrado decide trocar de carreira.
Normalmente, o recomeço só vem depois de um revés. Um divórcio, uma demissão, um luto. Mas recomeçar sem sofrer é melhor ainda. A gente olha ao redor e diz: vou fazer diferente.
Continua depois da publicidade
Vou ser outra pessoa. Vou ser melhor.
Recomeçar não é fácil, dá medo e angústia. Olhamos assustados para o precipício e perguntamos: “e se eu cair?”. Mas, e se você voar? Recomeçar é deixar o que passou para trás. Aprender com os erros. É perceber que a vida é longa. E que quem recomeça pode nascer de novo.