Curtimos uns dez verões na praia, no final de ano, até que a mais velha me disse que não gosta mais de praia. “Quero ficar na cidade com minhas amigas”, decretou. Perdi minha adolescente de um ano para o outro: em um estávamos dançando, apostando corrida e desenhando na areia; no outro eu estava sem ela.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A mais nova sempre me acompanhou em roubadas. Pegamos estrada juntos, almoçamos em muquifos, dormimos em barraca passando frio. Fez dez anos e ficou mais criteriosa. Já pensa duas vezes se convido pra subir uma montanha. Viajar, só se não tiver compromissos na escola.
Faça os cálculos. Na melhor das hipóteses, temos dezoito verões com nossos filhos. Teremos apenas quatro outonos com nossos bebês. Nove primaveras com nossas crianças. Cinco invernos com nossos adolescentes. Quarenta natais. Cerca de sete apresentações de final de ano. Apenas uma formatura. Apenas 20 dentes de leite para guardar.
Vá nas apresentações escolares. Pegue seus filhos na escola. Transforme os momentos mais chatos em brincadeiras. Ria perto dos seus filhos, para que eles sintam que você gosta de cuidar deles. Veja-os aprendendo a andar, falar, correr, andar de bicicleta. Esteja na formatura. Chore no casamento. Seja um bom avô.
Continua depois da publicidade
> Leia outras colunas de Marcos Piangers
Os dias parecem longos, mas os anos são curtíssimos. A infância deles passa devagar e, de repente, passou rápida demais. Nossas rotinas corridas e desgastantes parecem filmes de câmera lenta, exaustivos, que acabam de forma inesperada. E você quer rever o filme, aproveitar mais da segunda vez, rebobinar. Você lamenta não ter aproveitado. Então, aproveite ao máximo. Esteja com eles de corpo, alma e vontade. Aproveite o tempo que tiver com seus filhos. Serão apenas dezoito verões.
Confira uma série de vídeos com imagens para inspirar
Leia também:
SC registra primeira neve do inverno em 2022
Florianópolis terá teste de stress no trânsito com sinaleira para sair da Ilha
Vídeo mostra nascimento raro de bebê empelicado em Balneário Camboriú