Lembro de pensar isso pela primeira vez quando meu amigo Ricardo me mostrou o bebê de um ano e pouco. “Bate palminha pro tio”, ele dizia, e a criança batia palma. “Grita Greeeeeeeeeeeemmmmmmmmmiooooooooooooooooo”, e o bebê dizia eeeeeeiiiiioooooo, exatamente na mesma entonação. E assim o pai ia: “Faz carinha de foto”, sorriso falso, “Mostra pro tio o Hang Loose”, e a criança tentava mostra apenas o polegar e o dedo mínimo, com imensa dificuldade, exigindo auxílio do pai, que segurava os outros três dedos dobrados. “Estamos treinando esse ainda”, ele me avisou.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Talvez seja um momento gostoso entre pai e filho. Mas o tratamento que damos pra crianças parece um pouco adestramento de pet. Quando pegam algo que não lhes pertence arrancamos de suas mãos e repetimos: “Não! Não! Papai NÃO deixa! Não pode! Ouviu? Não pode”. E se o bebê está curioso com algo e insiste em pegar, alguns pais dão um pequeno tapa na mão da criança. “É pra aprender”, dizem eles.

Adestramos nossos filhos para mostrar para os outros. “Mostra pro tio como você sabe fazer conta”, diz um pai. “Canta o hino do Flamengo!”, manda outro ao filho pequeno. E quando você se despede, inevitável será ouvir de um pai para seu bebê: “Diz tchau pro tio! Faz com a mãozinha! Manda beijinho! Tchaaaaaaauu”.

> Floripa se despede de Cesar Dançarino, um dos grandes personagens da cidade

Continua depois da publicidade

Sou compreensivo com os estabelecimentos que preferem não permitir a entrada de cachorro e gatos. Mas crianças? Ora, bebês são pessoas. Não me parece que cai bem um aviso “Proibido entrada de pessoas desse tipo neste estabelecimento”. Não demonstra, esta proibição, algum tipo de desprezo?

> Leia outras colunas de Marcos Piangers

Gostar de criança significa aceitá-la e celebrá-la, mesmo quando chora. Mesmo quando esperneia. Mesmo quando não se comporta perfeitamente. Mesmo quando ainda não consegue fazer Hang Loose.

Leia também:

> SC tem salto na emissão diária de títulos de eleitor para adolescentes

> Jean Wyllys compara cartaz da Schützenfest ao nazismo e causa polêmica

> Conheça o sistema manezinho capaz de transformar um Fusca em carro elétrico