Sei que a coisa mais importante do mundo é descobrir o que te faz feliz, independente do que os outros acham. Sei, também, que é preciso um equilíbrio entre a sua felicidade e a felicidade das pessoas que você ama: por exemplo, não tenho tatuagens por amar minha mãe, que sempre pediu pra que eu não as fizesse. Calculei que não ter tatuagens não diminuiria minha felicidade, mas diminuiria a dela. Eu teria muitas tatuagens bizarras não fosse pela minha mãe.

Continua depois da publicidade

Sei que a coisa mais importante é ser feliz pra você mesmo e para as pessoas que você mais ama, mas que as outras pessoas não deveriam importar tanto. Digo isso pois percebo que muitos de nós vivemos para os outros. Compramos coisas que não queremos, com o dinheiro que não temos, para mostrar para pessoas que não gostamos. Aliás, sei que felicidade não está nas coisas, mas nas experiências. A gente se acostuma com as coisas novas, elas ficam velhas. Mas as viagens, os passeios, as conversas e os almoços em família ficam cada vez melhores na minha memória. Cada vez me sinto mais feliz com as experiências que tive ao lado das pessoas que eu amo/amava.

> Leia também: 10 alimentos para reforçar o sistema imunológico

Sei que a felicidade está em coisas simples. Felicidade se encontra é nas horinhas de descuido, disse Guimarães Rosa. Quando eu vou à praia e está um dia perfeito, me sinto feliz. Se a cerveja está gelada no ponto certo, se a água do banho está quente, se a noite está fria ao ponto de usar edredom, se recebo abraços das minhas filhas. Me sinto feliz quando tudo isso acontece, mas isso não quer dizer que sou feliz.

Felicidade se encontra é nas horinhas de descuido, disse Guimarães Rosa.

Pois se o vento muda e a praia fica fria, se a cerveja é choca e falta água no bairro, se o calor é insuportável e não tenho ar condicionado, e fico indignado com a vida e com todos ao meu redor, certamente não sou feliz, sou apenas mimado. Ser feliz é saber que os desconfortos tornam as delícias melhores ainda. Ser feliz é entender que os problemas vão deixar os períodos de paz ainda mais agradáveis. Como disse o Drummond: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.

Continua depois da publicidade

> Leia também: 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental

Sei que quem espera ser feliz um dia talvez nunca seja. A felicidade é aqui e agora. Não tenho garantia de que serei mais feliz um dia, quando me aposentar, quando receber um promoção, quando for morar na praia, quando bombar nas redes sociais, quando ganhar na Mega-Sena. Essas coisas podem acontecer e poderei ser mais feliz, ou talvez menos. Uma pessoa de sucesso pode ser feliz ou não. Uma pessoa sem sucesso pode ser feliz ou não. Uma pessoa feliz poderá ter sucesso ou não, e continuará feliz. De alguma maneira, acho que felicidade é uma opção.

Leia mais crônicas de Marcos Piangers.

Leia também:

> Moradores de rua e o frio: o desafio de quem enfrenta o rigor da massa polar numa cama de cimento

> Neve em SC: principais pontos turísticos da Serra estão fechados

> Neve em Florianópolis, Palhoça ou Rancho Queimado: descubra qual cidade tem mais chances