Uma das coisas que talvez alguns pais tenham aprendido durante a quarentena é a valorizar a escola e o professor. Lembro de um amigo, ingênuo, que me dizia ano passado que seu sonho era aplicar o homeschooling. “O dia que eu tiver a chance de educar minha filha em casa vou extrair dela todos os seus potenciais”, dizia ele, crente que a filha era um gênio incompreendido pelo sistema educacional opressor. Pois bem, quando os deuses querem nos castigar atendem nossas preces. Os últimos seis meses foram de homeschooling forçado. Tudo o que posso dizer é que ele está arrependido e não vê a hora das aulas presenciais voltarem.
Continua depois da publicidade
Recebi alguns vídeos durante a pandemia, você também deve ter recebido. Desde vídeos cômicos, como aquele do pai dizendo que não aguenta mais ajudar o filho na lição, até aqueles tocantes, como a professora que chora ao ouvir a criança dizer que sente saudades, que a mãe não sabe ensinar como a professora.
O que alguns pais perceberam, nos últimos meses, é que a escola é mais do que um empresa que contratamos para ensinar nossos filhos a ler, escrever e fazer contas. Percebemos que a escola é uma parte da nossa família. A escola é o grupo de pessoas que escolhemos para acolherem nossos filhos, para cuidá-los fora das nossas casas. O professor é a pessoa que escolhemos para amar nossos filhos, quando não estamos por perto.
A escola é o grupo de pessoas que escolhemos para acolherem nossos filhos, para cuidá-los fora das nossas casas.
Ainda no ano passado, quando perguntei pra minha filha mais nova quem ela mais admirava, além do papai e da mamãe, ela disse: “Acho que é a prôfe Camile, pai. A prôfe Camile sabe de todas as coisas. Tem paciência pra ensinar todo mundo, trata todo mundo bem. Acho que eu quero ser professora quando crescer”, me disse a Aurora. Um professor inspirador abre mentes, toca corações, muda histórias.
> Regras para volta às aulas em SC são detalhadas em portaria da Saúde, Educação e Defesa Civil
Continua depois da publicidade
Professores tem método, pedagogia, preparo técnico para ensinar nossos filhos da melhor maneira. Mas, para além do profissionalismo, professores têm o carinho e paciência que falta a tantos pais. Se nós, pais de uma ou duas crianças, não conseguimos educar nossos filhos, imaginem o esforço de um profissional que ensina vinte, trinta crianças ao mesmo tempo.
O professor é nosso aliado, um cuidador da terra fértil que é o coração dos nossos filhos. Cada semente de afeto que plantamos em conjunto é a esperança de um mundo melhor. Que bom não estarmos sozinhos.
Leia mais crônicas de Marcos Piangers.
Leia também:
> 10 alimentos para reforçar o sistema imunológico
> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental
> Como saber se seu CPF está irregular e como regularizar o documento