Aurora me pede o álbum da Copa, tem amigos fazendo e quer participar da brincadeira. Nas sextas-feiras, apenas nas sextas-feiras, a escola permite que os alunos levem os álbuns e troquem figurinhas. Não sei direito qual minha opinião: completar o álbum é muito caro. Ao mesmo tempo, a menina vai aprender as bandeiras de vários países, conhecer os jogadores, talvez se interessar em ver os jogos. Eu mesmo, aos dez anos, lembro de sair para jogar bola no meio do fatídico Brasil e Argentina da Copa de 1990. Livrei-me de ver o Caniggia fazer o país chorar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Compramos o álbum. Compramos figurinhas. Abrimos cada pacote com calma, conversando sobre os jogadores e países, sobre as diferenças culturais, os jogos históricos, cada Seleção Brasileira invencível que perdeu, sobre como o Brasil é o time que mais venceu copas. Tiramos o Cristiano Ronaldo de prata. Lamentamos o fato de algumas figurinhas serem exclusivas da Coca-Cola, impedindo que quem não bebe refrigerante complete o álbum. Colamos as figurinhas com cuidado, separamos as repetidas para sexta-feira.
Menino de 5 anos pede para tia fazer uma figurinha dele da Copa
Chegou sexta-feira. Aurora volta da escola chateada. A maioria dos amigos já completou o álbum. Pergunto: “Como assim, Aurora? As pessoas acabaram de ganhar seus álbuns!”. Pois, os pais dos amigos, me disse a Aurora, compraram muitas figurinhas, levaram os filhos na praça para trocar, compraram as que faltavam no site, pronto, em uma semana o álbum estava completo.
Continua depois da publicidade
Os pais que não permitem aos filhos nenhum tipo de frustração os despreparam para a vida. Não porque a vida é dura e o mundo cruel, não por isso. Apenas porque frustração é essencial para valorização do esforço. E esforço é essencial para o senso de realização. E o senso de realização é primordial para uma pessoa feliz. Um pai que tenta privar o filho de frustração está, sem querer, o privando de ser feliz. O álbum fica completo, mas a alma incompleta.
A ligação do álbum de figurinhas da Copa com uma empresa de Blumenau
Eu disse a Aurora: “Pode ter certeza que essa criança vai chorar por qualquer coisa”. Ela me olhou assustada. “Quando ele erra uma questão na prova, sempre chora”. Uma criança que ganha tudo não lida bem com frustração.
Leia outras colunas de Marcos Piangers
Nosso álbum ainda está no início. Talvez a gente nem complete. Vamos degustando a alegria das figurinhas raras e as tristezas das repetidas, mais uma daquele jogador da Coreia do Sul. Sem problema. Alegria e tristeza fazem parte da vida, e se complementam. Fortalecer o emocional dos nossos filhos é mais importante do que completar o álbum dar figurinha em uma semana.
Assista ao vídeo e veja dicas para completar o álbum da Copa do Catar
Leia também:
Álbum da Copa do Mundo pode custar até R$ 3,8 mil para ser finalizado; entenda
Continua depois da publicidade
Menino sem dinheiro faz próprio álbum da Copa do Mundo e emociona família
Menina de SC chora de emoção ao encontrar figurinha do Neymar; veja vídeo