Reúna meia dúzia de pessoas, diga “austeridade” e veja o que acontece. Acrescente “eficiência” e a discussão não acaba mais.

Continua depois da publicidade

Agora mesmo, a prefeitura de Florianópolis parece avançar para uma tentativa de ser austera e eficiente.

Entenda: o prefeito não pode contratar servidores por concurso, porque está acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal no gasto com pessoal. Mas é preciso gente para atuar em 10 creches que estão sendo construídas e na UPA do continente, que está pronta.

Sem pessoas, as obras ficam lá.

A solução encontrada foi propor a contratação de Organizações Sociais (OS), como São Paulo fez no governo de Fernando Haddad (PT), para ficar em um exemplo.  Para isso, o Executivo criou um projeto de lei que ora tramita em regime de urgência na Câmara.

Continua depois da publicidade

Se forem bem escolhidas e, mais do que isso, bem acompanhadas e fiscalizadas, as OS podem ser uma solução quase imediata para um problema que pode se arrastar por anos e ainda gerar economia para os cofres públicos.

Acabou o dinheiro, turma.

Na União, nos Estados e nos municípios. O gasto público inchou, o serviço público nas áreas de educação e saúde têm problemas sérios, ainda bem distantes de serem resolvidos. E tem ainda a informação da nota seguinte.

 

Enquanto isso… 

Entre outros motivos, a gestão de creches e da UPA por Organizações Sociais (OS) custará mais barato para o município porque cerca de 30% dos professores efetivos estão de licença por questão de saúde.

30%!

Praticamente um terço. Daí sai o efetivo e entra o professor temporário. Destes, 22% também se afastaram por questão de saúde.

Continua depois da publicidade

É a licença da licença.

 

Frase

“Porque todo mundo quer viver à custa do governo, o governo acaba vivendo à custa de todo mundo”.

Max Weber, sociólogo e economista alemão, que viveu entre 1864 e 1920.

Leia mais publicações de Marcelo Fleury

Veja também:

Câmera indiscreta flagra casal em cenas íntimas e empresas terão de responder na Justiça

Chega de café

Judiciário vai aprimorar preparação dos juízes de SC
Vitória de Gallina