A semana começa com todas as atenções voltadas para o Supremo Tribunal Federal (STF), que julga na quarta-feira o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. Rosa Weber é a ministra sobre a qual recai a maior expectativa.

Continua depois da publicidade

Formou-se uma espécie de consenso entre especialistas políticos de que a votação terá o placar de 6 a 5. Só não se sabe se a favor ou contra Lula, porque a posição da ministra é a mais enigmática.
Também é consenso de que, se Lula perde, vai à prisão em poucos dias. A caneta do juiz Sérgio Moro está pronta. Se ganha, a Lava-Jato sofre seu mais duro golpe.


A propósito

Se a polarização política raivosa divide o Brasil, os dois maiores representantes de cada pólo, Temer e Lula, estão do mesmo lado na torcida para que o STF, com a decisão de quarta-feira, ponha fim à Lava-Jato.

Tensão

Não é só em Brasília. A semana promete ser rumorosa também na política local. Em Florianópolis, políticos importantes foram chamados a depor na semana passada na polícia sobre o caso da festa de aniversário da cidade, no ano passado, que resultou em uma CPI-relâmpago e gerou algum burburinho. Novidades devem surgir no próximos dias, movimentando políticos.

Veja outras publicações de Marcelo Fleury

Continua depois da publicidade