Por Ânderson Silva, interino
O comando da Polícia Militar (PM) em Florianópolis tem nova chefia. Em evento na manhã desta segunda-feira, no Forte Sant'Ana, no Centro da Capital, o tenente-coronel Marcelo Pontes deixou o 4º Batalhão da PM, responsável pelas regiões Central, Leste e Sul da Ilha, além de bairros como Trindade, Itacorubi e João Paulo, para assumir a 1ª Região da PM. A regional comanda os três batalhões da Capital (4º, 21º e 22º).
Continua depois da publicidade
Pontes entre no lugar do coronel Renato Cruz Junior. O oficial comandará as equipes especializadas da corporação como o Bope, Cavalaria e Aviação. Por fim, o tenente-coronel Fernando André da Silva será o novo chefe do 4º Batalhão de Florianópolis.
No discurso de transição de funções, Pontes fez críticas à legislação e citou o exemplo de um adolescente preso três vezes no mesmo dia:
— Vivenciamos a impunidade criada pela nossa legislação penal e processual penal, que defasada e não condizente com a realidade em que vivemos, permite que criminosos voltem às ruas na prática do crime com uma rapidez indesejada, em uma reincidência criminal absurda, onde nossos policiais militares conhecem bem essa realidade e sabem a frustração de ver o seu trabalho, muitas vezes tornar-se ineficaz e improdutivo. Não é possível e nem aceitável que tenhamos que apreender um mesmo adolescente por 3 vezes seguidas, no mesmo local e num período de 24 horas, como aconteceu dias atrás na Lagoa da Conceição. É preciso mudar este quadro.
Continua depois da publicidade