Enquanto toda região do país se auto-proclama o “Vale do Silício Brasileiro”, o Vale Silício original proclama sua extinção.

Continua depois da publicidade

O título desta nota é o mesmo de uma reportagem de ontem do The New York Times. Empresários de gigante da tecnologia que mantêm suas empresas naquele cinturão às franjas do Pacífico, na Califórnia, foram recentemente à América profunda, tipo Detroit, lá naquele meião já habitado por empresas nada inovadoras da manufatura.

Daí se deslumbraram. Querem deixar o Vale para trás e inaugurar novas fronteiras longe do mar. Na concepção deles, o interior dos EUA se “litoralizou” no sentido de oferecer oportunidades, serviços e a qualidade de vida de quem mora perto da costa.

Falando em Vale… 

Vale entender este aparente novo fenômeno da tecnologia à luz do que já acontece em todo o mundo. Não há mais polos de tecnologia, quando quem a conhece está em todos os lugares.

Continua depois da publicidade

O NSC Total, principal portal de comunicação da NSC (onde esta nota está publicada agora), foi desenvolvido por gente espalhada pelo mundo. Ainda que a base da Taller, empresa que escreve os códigos do novo site (há várias evoluções sendo feitas, acompanhe), esteja em Florianópolis, havia desenvolvedores em países tão diferentes como Polônia e Peru.

Leia todas as publicações de Marcelo Fleury

Veja também:

Bons exemplos

O que a bitcoin tem a ver com o aumento do preço das placas de vídeo dos computadores?