Houve um projeto de lei proposto pelo deputado estadual Gelson Merisio, aceito pela Alesc e sancionado pelo governador Raimundo Colombo.

Continua depois da publicidade

Dá o que falar, mas todo mundo já falou.

É lei. Diz mais ou menos assim: há de se desconsiderar anos anteriores na hora de multar motoristas que tiveram mais de 20 pontos na carteira (suficientes para cassá-la).

Com argumento legítimos, Merisio diz que não tem sentido em buscar no passado os pontos levados na carteira por desrespeito às normas de trânsito. A demora é grande, é uma punição extemporânea.

Porém, Merisio, no intervalo de um ano, a partir de fevereiro de 2016, levou cerca de 60 pontos na carteira.

Continua depois da publicidade

Ela está suspensa.

 

Contraponto:

O deputado Gelson Merisio, embora não seja o condutor do veículo, foi um dos quase 500 mil prejudicados pela notificação tardia do Detran. Foi justamente daí que surgiu a ideia do projeto que virou lei, que até agora não começou a ser cumprida. A nova pontuação atribuída ao deputado, se seguir a norma antiga, como vem sendo feito, só seria notificada lá em 2022. Mais um motivo para que se faça cumprir a lei aprovada por 37 dos 40 deputados.

 

Detran

Há mais do que se pensa em relação ao Detran. Primeiro: não serve pra nada. Segundo: ganha viagem para Palhoça quem descobrir.

 

Leia outras publicações de Marcelo Fleury

Veja também: 

Discurso de candidato

Agentes penitenciários entregam reivindicações ao governo