Um desejo antigo de Florianópolis teve um importante capítulo ontem, em Brasília. Em um bate-e-volta, o prefeito Gean Loureiro levou sob o braço uma série de argumentos para convencer a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) de que a cidade está pronta para receber turistas de cruzeiros.

Continua depois da publicidade

No dia 21, a Antaq e seus conselheiros vão decidir se dão parecer favorável ou não à escala teste de um navio da MSC, de origem italiana, nas proximidades da Ilha do Francês. Aprovado o parecer, dali descerão mais de 4 mil turistas, aportando em botes no trapiche de Canasvieiras.

– Se conseguirmos que façam essa escala teste agora, é possível que tenhamos 18 escalas de navios na próxima temporada em Florianópolis – disse Gean, ainda em Brasília.

Na reunião com a Antaq, Gean contou com a ajuda o senador Dário Berger (PMDB).

Deu no New York Times

Continua depois da publicidade

Manchete de ontem do maior jornal americano: “A era do dinheiro fácil acabou”. Viu? E você nem sabia que tinha existido.

Bicicleta na rua…

Para quem usa bicicleta não só por lazer, mas para se deslocar ao trabalho diariamente, encontra uma grande dificuldade em Florianópolis. Da Beira-Mar, o ciclista só consegue passar para o outro lado por uma passarela em frente à Nego Quirido. Se botassem uma faixa exclusiva atravessando dali à Gama d’Deça, facilitaria. Há lei que determina isso.

…Carro na Lua

Enquanto as bicicletas não encontram seu caminho e você sofre no engarrafamento, pense positivo: há um carro gravitando a Terra. Um carro inteiro. Foi lançado em um foguete pelo milionário Elon Musk, dono da americana Tesla. Ele quer chegar à Marte. Mas mandou o carro primeiro, para ver se o trânsito flui. Portanto, se você olhar para o céu e vir algo parecido com um Corolla, não é ilusão. São os tempos.

Leia todas as publicações de Marcelo Fleury