*Por Ânderson Silva, interino

 

Duas torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas em dois dias em Santa Catarina nesta semana. A mais recente foi na noite de terça-feira, no Alto Vale do Itajaí, entre Presidente Getúlio e Rio do Sul. O equipamento pertence à Celesc.

Continua depois da publicidade

Dez mil unidades ficaram sem luz entre 23h e 23h20min até que os técnicos fizessem a substituição da rede que atendia a subestação da região. O órgão diz que a queda ocorreu por intervenção humana. O caso foi registrado na Polícia Civil.

Na madrugada de terça-feira (29) outra torre, desta vez da Eletrosul, foi derrubada, também por intervenção humana, em Otacílio Costa. Casos como esses, de queda de torres, são raros de ocorrerem.

Continua depois da publicidade

Em ambos os casos ainda não há definição sobre o que teria motivado os vândalos.


Mobilização

O conserto da torre em Otacílio Costa provocou uma mobilização que envolveu equipes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As principais peças e equipamentos para a recomposição integral foram transportados de Xanxerê e Gravataí, com o apoio do Exército e da PRF para a liberação dos pontos bloqueados pelos caminhoneiros. Os técnicos constataram que dois pontos de ancoragem de cabos de sustentação da torre foram cortados. Cinquenta funcionários trabalham para concluir o serviço.

Não houve queda de energia porque a rede foi substituída automaticamente no sistema da Eletrosul.

 

Leia outras publicações de Marcelo Fleury