*Por Ânderson Silva, interino

Caberá ao governador Eduardo Pinho Moreira definir o futuro da direção da Defensoria Pública de Santa Catarina. Na sexta-feira passada (1), os defensores apontaram a atual defensora pública-geral, Ana Carolina Dihl Cavalin, como favorita para continuar no cargo. Ela recebeu 59 votos, contra 33 de Gustavo Henrique Gomes Baptista. Uma lista tríplice com os nomes dos dois e um terceiro defensor será enviada para Moreira escolher quem assume o posto. Ana Carolina assumiu em março, quando Ralf Zimmer Junior saiu da função.

Continua depois da publicidade

 

Polêmica na escolha

Tradicionalmente, os mais votados das listas tríplices são os escolhidos para ocupar os cargos de indicação dos governo estadual e federal. No entanto, não foi isso que aconteceu na primeira vez em que a Defensoria Pública teve eleição para defensor público-geral. Em 2016, Ralf Zimmer tinha sido o terceiro mais votado, com o apoio de 12 colegas. A mais votada havia sido outra vez Ana Carolina (68 votos) e a segunda Dayana Luz (44 votos), que foram preteridas pelo então governador Raimundo Colombo.

Continua depois da publicidade

Depois, Ana Carolina foi nomeada subdefensora pública-geral do Estado até assumir a chefia com a saída voluntária de Zimmer. Antes dele, Ivan Ranzolin coordenou o órgão por quatro anos em uma indicação política.

 

Veja também: Arrecadação de SC fica aquém do esperado

 

Patrimônio mundial

No dias 13 e 14 de junho o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) faz em Florianópolis uma oficina de preparação de candidaturas a patrimônio mundial da Unesco da Fortaleza de Santa Cruz de Anhantomirim e do Forte de Santo Antônio de Ratones, ambas localizadas na Capital. Ao todo 19 fortes e fortalezas em 10 Estados concorrem ao título. O evento será na Casa da Alfândega e formará o Comitê Técnico de Santa Catarina para conduzir o proceso de candidatura em Santa Catarina.

 

Sul da Ilha

Oito empresas apresentaram propostas na licitação do último lote do acesso ao Sul da Ilha e ao aeroporto de Florianópolis. Os envelopes foram entregues ontem à tarde. A comissão responsável pelo processo divulgará nos próximos dias as empreiteiras aptas a continuar na disputa e marcará uma data para a abertura das propostas de preços daquelas que forem habilitadas.

 

Barrado

Um candidato aprovado no concurso para assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) teve o direito de assumir a função negado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) por estar respondendo a um processo criminal por tráfico de drogas. Em liberdade provisória, ele teve o pedido inicial negado na Justiça Federal de Florianópolis. Em Porto Alegre, a desembargadora desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler manteve o entendimento de primeiro grau: “Nesse contexto, entendo que a precaução com o interesse público deve prevalecer frente ao interesse do particular que, embora sem condenação criminal com trânsito em julgado, apresenta em seu currículo informação de tal sorte desabonadora que entendo constituir-se em óbice ao ingresso no serviço público, especialmente, para o cargo de ‘Assistente de Alunos’”, afirmou a magistrada.

Continua depois da publicidade

Esclarecimento: até as 19h50min desta sexta-feira, a nota acima dizia que o candidato aprovado era um professor, mas o IFSC contestou a informação divulgada pelo TRF4 e afirmou que ele tinha formação de nível médio.

 

Cinema gratuito

Crianças de Timbó Grande, no Meio-Oeste, e Mafra, no Planalto Norte, terão acesso a sessões gratuitas de cinema entre 12 e 20 de junho. O projeto Cine Cultural West Rock levará a essas cidades um caminhão com um telão de 120 polegadas, 30 poltronas, rampa de acesso e acomodação para cadeiras. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e passará também por cidades cidades paranaenses para atender em tono de 1,2 mil crianças.

 

Leia outras publicações de Marcelo Fleury