Ao longo da semana que passou, foi revelada uma série de indícios de irregularidades em edital lançado pela prefeitura de Florianópolis para distribuir carrinhos de picolés nas praias da Ilha. Nesta página, estão os principais recortes de uma investigação que está nas mãos do Ministério Público. Revela o árduo caminho para a obtenção de um alvará para trabalhar no verão, vendendo sorvetes. Os personagens da história são os seguintes:
Continua depois da publicidade
1- Werley Brito, concorrente a um alvará, levou o assunto à Promotoria da Mobilidade Administrativa.
2- Lindomar Fort, diretor na Superintendência de Serviços Públicos (Susp), da prefeitura.
3- Everton Arruda, funcionário da Comcap, também conhecido como Batman.Os indícios mostram que Lindomar tentou direcionar a licitação, privilegiando Batman. Brito entregou as gravações e conversas de WhatsApp que manteve com os dois. A seguir.
Entre setembro e novembro de 2017, Lindomar Fort procurou Werley Brito com insistência:
Continua depois da publicidade
Em dois momentos, em antes do feriado de 2 de novembro, Lindomar enviou mensagens de áudio para Brito, via WhatsApp. Na primeira, dizia:
“Amigo, bom dia, eu precisava conversar contigo hoje. Estás no centro de manhã?”
E na segunda:
“Ô, parceiro, eu tô te ligando que amanhã é feriado, preciso conversar contigo hoje ainda. E o mais rápido possível.”
Nas conversas que tiveram, Lindomar, acreditando que Brito representava a Kibon, pediu que Arruda (o Batman) distribuísse os pontos que viria a ganhar na praia com Batman. Na conversa mais longa que tiveram, em novembro de 2017, Brito levou um gravador.
No início, há um desentendimento sobre quem representa a Kibon, se Brito ou outra pessoa que havia procurado Lindomar. O diretor da Susp diz:
Continua depois da publicidade
“Eu preciso que vocês dois se entendam. Senão, vou tirar a Kibon fora. Aí vou fiscalizar e vou prender. Os processos estão aqui. Vou começar a analisar amanhã.”
Em seguida, muda de tom quando Brito diz que vai solucionar o assunto. Lindomar sugere que Batman seja incluído para também ganhar alvarás em nome da Kibon, operando através de empresa. Lindomar diz: “Bota o Batman.”
Ao fim da conversa, Lindomar conclui:“Eu converso com o Batman, e ele conversa contigo”.