A WEG e a Embraer, duas das maiores exportadoras de produtos manufaturados de alta tecnologia do Brasil, anunciaram acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e soluções para viabilizar propulsão elétrica em aeronaves. A cooperação entre as equipes de pesquisas vai apoiar a criação de tecnologias inovadoras que podem gerar oportunidades para evoluções futuras de novas configurações aeronáuticas e possibilidade de desenvolvimento de novos segmentos de mercado.
Continua depois da publicidade
— Nossa tecnologia de powertrain, desenvolvida para aplicações em trens, ônibus, caminhões e barcos, testada e em constante evolução, nos habilitou para este grandioso projeto de cooperação científica e tecnológica — afirma Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.
Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina
Após o período de teste das tecnologias em laboratório, uma plataforma aeronáutica será utilizada para integração e testes de sistemas complexos em condições de operação real. Para os ensaios será utilizada uma aeronave de pequeno porte monomotor, baseada no EMB-203 Ipanema, que realizará a avaliação primária da tecnologia de eletrificação. O primeiro voo do demonstrador movido a energia elétrica está previsto para 2020.
A WEG tem estrutura formada por 33 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e produtos; conta com 2.435 funcionários envolvidos com atividades de PD&I. Em 2018, 43% da sua receita foi gerada com produtos desenvolvidos em menos de cinco anos.
Continua depois da publicidade