O índice de confiança dos empresários da indústria catarinense apresentou resultado positivo, com crescimento de 58,9 pontos em outubro para 65,3 no mês de novembro, o que representa uma variação de 6,4 pontos. Esse resultado acompanha a melhora da confiança e expectativas do empresário industrial para o Brasil, que apresentou um índice de 62,5 pontos e aumento de 3,2 pontos em relação a outubro.
Continua depois da publicidade
A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 65,5 pontos em novembro, demonstrando um crescimento de extraordinários 6,6 pontos em comparação ao mês anterior. Além disso, também houve uma melhora na percepção das condições da economia, com um índice de 60,4 pontos e aumento de 6,2 pontos. Os dados são de pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.
Outro indicador relevante a demonstrar o bom momento da economia está no ICEI da construção civil cresceu 5,4 pontos em novembro. Esse resultado foi influenciado principalmente pela melhora da percepção das condições atuais, que passou de 54,6 para 62,3 pontos em novembro. Da mesma maneira, o indicador de expectativas aumentou de 62,1 para 66,2 pontos.
Todos estes números positivos estão em linha com a divulgação da geração de empregos. SC tem o que comemorar. Por exemplo, a indústria de transformação catarinense é a líder no país na geração de empregos no acumulado do ano. Foram criadas 36.557 vagas de trabalho de janeiro a outubro, 2.167 só no último mês. Os setores de destaque em outubro são alimentos e bebidas, químico e produtos farmacêuticos e minerais não-metálicos. Os dados são do Ministério da Economia.
O mercado de trabalho, no Estado, registrou a abertura de 11.579 vagas com carteira assinada em outubro deste ano. Esse desempenho foi o terceiro melhor do Brasil no mês e no acumulado do ano, com 85.018 novos postos de trabalho.
Continua depois da publicidade