A oito dias do Natal, as vendas ainda não deslancharam em Joinville. O que se vê nas ruas é bastante gente olhando as vitrines, passeando com familiares, e comprando pouco… O tamanho e quantidade de sacolas ainda não impressionam. Por enquanto. Mesmo assim, a Câmara de Dirigentes Lojistas espera aumento de 4% no faturamento do comércio em relação ao Natal do ano passado. Para isso acontecer é preciso uma avalanche de consumidores se atropelando nos corredores de shoppings centers e nos espaços das calçadas e dentro dos estabelecimentos de rua a partir de sexta-feira.

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E possível que isto efetivamente ocorra e este crescimento imaginado pelo presidente da CDL, José Manoel Ramos se traduza em lucro. Não dá para desprezar a lógica do comportamento dos consumidores: é da tradição do brasileiro deixar as compras de Natal para a última hora, depois do dia 20, quando é depositada a segunda parcela do 13º salário. Os joinvilenses não são diferentes. Há quem alegue não ter tido tempo, antes. Outros afirmam que só neste momento têm algum dinheiro para comprar presente. E há, naturalmente, os atrasadinhos de sempre.