A data comercial criada pelo capitalismo para convencer as pessoas a comprarem produtos um mês antes do Natal já nem se restringe a um dia, como sugere a iniciativa. O evento do comércio, oficialmente definido neste ano para sexta-feira, dia 23, já vem sendo anunciado há pelo menos duas semanas em propagandas, faixas, cartazes e outros meios de divulgação.

Continua depois da publicidade

Black Friday: fique por dentro da regra de arrependimento e de troca por defeito

Sempre com aquele apelo de promoção, tão característico do varejo para tentar capturar, pela emoção, o dinheiro de consumidores – alguns cautelosos, outros desavisados ou mesmo animados. Para evitar aborrecimentos futuros, os consumidores têm de saber que têm direitos ao fazer as compras.

1) Direito à informação em relação à oferta feita pelo lojista ou site: tem de ficar claras as especificações do produto, como quantidade, qualidade, composição, preço, características;

2) Direito de denunciar eventual maquiagem de preços, o que acontece quando há aumento praticado pela loja ou site na semana anterior e redução de valor para a Black Friday, induzindo à ideia de promoção;

Continua depois da publicidade

3) Direito de trocar o produto com defeito;

4) Direito de receber o produto, caso a loja cancele a entrega, depois de realizada a venda, alegando falta da mercadoria no estoque;

5) Direito de exercer o arrependimento de compra no prazo de sete dias, podendo pedir devolução do dinheiro pago.

Os negócios anunciados como imperdíveis são os mais variados possíveis. Vão de viagens a comida em restaurantes, cursos, passando pelos tradicionais itens do comércio tradicional, e indo aos eletrônicos e celulares e muito mais.

 

8,8 milhões de pedidos

E já que o mundo está conectado, nada mais natural, então, que as vendas via internet ganhem impulso. Os e-commerces devem faturar R$ 2,87 bilhões na Black Friday de 2018 no Brasil, mostra levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). A projeção indica crescimento de 16% em relação a 2017.

Continua depois da publicidade

A expectativa é de que os sites de varejo online recebam mais de 8,8 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 326. As categorias mais buscadas devem ser informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios e casa e decoração.

A estimativa da Abcomm leva em conta negócios apenas nos dias 22 e 23 – quinta e sexta-feira desta semana. A Black Friday surgiu nos EUA. Disseminada para dezenas de países, a prática se institucionalizou de forma a ganhar status diferenciado para os negócios.

 

Escola canadense

A Maple Bear, referência mundial no ensino bilíngue, com origem em Vancouver, no Canadá, inicia atividades em Joinville na sexta-feira, dia 23. A metodologia prevê que, a partir de um ano de idade, toda comunicação já é feita em inglês e, aos cinco anos, os alunos têm o contato com o português como idioma de ensino em 25% do tempo de aula.

 

Comunicação empresarial

A primeira edição do Encontro Aberje Santa Catarina (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que acontece em Joinville nesta quinta-feira, abordará os desafios e as práticas da comunicação com empregados em grandes organizações. Casos de sucesso serão apresentados por Mariliane Gama, especialista sênior de recursos humanos da Lear Corporation, e Patricia Bobbato, gerente de cultura, desenvolvimento & comunicação interna do Grupo Tigre.

Continua depois da publicidade

A programação também contará com a palestra de Rozália Del Gáudio, gerente de comunicação e sustentabilidade da C&A Brasil e uma das autoras do livro “Sem Megafone, com Smartphone: Práticas, Desafios e Dilemas de Comunicação com os Empregados”.

 

Posse

No mesmo evento, tomará posse o novo diretor do Capítulo Santa Catarina, o gerente de comunicação, cultura e engajamento da Embraco, Ricardo Castellani,

 

Turismo

Os vencedores do Prêmio Juarez Machado de Turismo serão conhecidos nesta quinta-feira. A distinção reconhece profissionais e atividades ligados ao turismo de negócios e eventos que contribuem para o desenvolvimento e consolidação do destino. O evento será no Instituto Juarez Machado.


Barroso na Acij

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso fará palestra na Acij na segunda-feira, dia 26. Vai falar sobre “O momento institucional brasileiro e uma agenda para o futuro”.

Continua depois da publicidade

 

Atacado

Neste dia 20, o Grupo Rede Top inaugurou a primeira unidade do Preceiro Atacadista, que está instalada em São Francisco do Sul. Em breve, a marca também estará presente nas cidades de Blumenau e Camboriú.

 

Marshmalow

Sempre são meritórias as iniciativas que visam educar as crianças no mundo das finanças. É o que está fazendo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que lança programa de educação financeira para crianças de três a cinco anos de idade para estimulá-las a serem adultos conscientes sobre o valor do dinheiro e como melhor gastar os recursos. O projeto será apresentado na segunda-feira, na Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor.

 

Leia também:

Black Friday 2018: veja 7 dicas para não ter dores de cabeça