Os varejistas catarinenses que participam da feira Retail's Big Show, em Nova York, recolhem importantes aprendizados nesta semana. A pauta predominante do encontro da maior mostra de produtos de varejo do mundo neste ano retoma pilares de sustentação dos negócios, que se pretendem perenes: foco em novas tecnologias, sem perder o elo e a sensibilidade humana dos relacionamentos profissionais.
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O conceito que sintetiza a ideia central do evento passa pela compreensão dos gestores para a necessidade de cooperação e valorização das relações interpessoais. A mensagem é do presidente da Target Corporation, Brian Cornell, em palestra para milhares de empresários do comércio de todo o mundo. A Target é a segunda maior rede de varejo dos Estados Unidos.
– As novas tecnologias trazem conveniências e praticidade. mas o contato humano permanecerá essencial – afirma o coordenador da missão empresarial da Fecomércio SC, Marcus Tutui, que há seis anos vai à feira nos Estados Unidos.
E sugere Marcus Tutui:
– Tecnologias inovadoras já estão disponíveis, mas o varejo catarinense ainda não valoriza e não reconhece a tecnologia disruptiva como essencial para o cliente. Isso explica o atraso – de dois a quatro anos – em relação aos Estados Unidos na adoção de novas ferramentas.
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O empresário ainda conta que, em outra palestra, executivo do grupo Alibaba destacou a relevância de se atingir, também, o gigante mercado chinês, mas é necessário compreender que esta é uma parceria para o longo prazo.
Na ponta tecnológica, fatores serão cada vez mais decisivos de agora em diante: a inteligência artificial, com a utilização de elementos como análise de dados, big data.
– A empresária Luiza Trajano, da rede Magazine Luiza, levou 30 executivos à Retail's deste ano. Faz sentido: os varejistas que têm buscado informação e estabelecido parcerias estratégicas saem na frente da concorrência – explica Tutui.
A maior feira de varejo do mundo tem números grandiosos: 16 mil varejistas, 99 países, 792 expositores, 517 palestrantes e 200 sessões com mais de 100 horas de conteúdo.
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Portabilidade
No período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, em Santa Catarina, foram registradas 327,26 mil migrações de linhas de telefone entre operadoras, sendo 87,70 mil (27%) na telefonia fixa e 239,56 mil (73%) na móvel.
Menos recuperações judiciais
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, foram feitos 1.408 pedidos de recuperações judiciais no país em 2018. No ano anterior foram 1.420. O recuo foi de 24,4% se comparado ao recorde histórico de 2016 (1.863), quando se registrou o maior volume desde 2006 – após a nova Lei de Falências, criada em junho de 2005.
O resultado do ano passado foi influenciado pelo cenário recessivo, que ganhou força a partir de 2014. Entre os pedidos de recuperação judicial contabilizados em 2018, as micro e pequenas empresas predominaram, com 871 requerimentos. Na sequência, aparecem as médias (327) e as grandes empresas (210).
Inauguração
A Ajorpeme inaugura nova sede no dia 24, na rua Urussanga, em Joinville.
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Comida
Balneário Camboriú, Joinville e Blumenau serão as próximas cidades de Santa Catarina a receber franquias da rede de hamburgueria Severo Garage, criada há quase três anos em Porto Alegre. No Estado, a rede já está presente em Florianópolis e Chapecó.
JEC
O Joinville Esporte Clube (JEC) vai mudar seus estatutos. Assembleia que vai tratar do tema está marcada para o dia 22 deste mês.
Mais vendas
Pelas contas do Shopping Mueller, houve uma recuperação significativa de vendas em 2018 em relação a 2017. Alguns segmentos cresceram até 35%. Neste mesmo contexto, o tíquete médio de compras da campanha de Natal cresceu 20% também em relação ao ano anterior.