A Católica Santa Catarina deu início a treinamento de equipes que realizarão testagem em três mil pessoas assintomáticos, como forma de ampliar o enfrentamento ao coronavírus em Jaraguá do Sul. A ação definida pelo comitê de gestão da Covid-19 instituído pela Prefeitura, tem o envolvimento da Associação Empresarial.
Continua depois da publicidade
> Norte de SC tem 13,6 mil casos confirmados e mais de 200 mortes por coronavírus
A ACIJS atuou na articulação com o município para que a Católica seja responsável pela testagem que permitirá ao comitê ter informações sobre a pandemia e, com isto, definir as estratégias frente à doença.
A entidade empresarial também fez a doação de 1.500 testes para esta etapa do trabalho, além de buscar o envolvimento de outros setores para viabilizar a compra de mais testes por meio da Central de Captações e Aquisições, criada em março com o objetivo de atuar em duas frentes.
A primeira, como um fundo para angariar recursos financeiros aplicados na compra de materiais utilizados pela rede pública e nos dois hospitais filantrópicos da cidade. Em outra frente fazendo a intermediação com fornecedores de testes e outros materiais como insumos para o apoio ao sistema de saúde do município, profissionais de enfermagem e médicos, utilizando as estratégias de compras da entidade, com isso assegurando preços mais competitivos, atendendo a empresas e prefeituras da região.
Continua depois da publicidade
> Hospital de Joinville está sem remédios básicos para pacientes com Covid-19
O trabalho de testagem será coordenado pelo professor de Microbiologia da Católica, Rafael Dutra de Armas e deverá ter início já nesta quarta-feira. Envolverá 30 pessoas entre acadêmicos de Biomedicina e profissionais de saúde, com o objetivo de respaldar as ações do comitê. O procedimento será dividido em duas etapas, a partir desta quarta-feira, 1500 pessoas deverão ser testadas e, após 21 dias, outras 1500.-
– Com base no último censo do IBGE dividimos o município em 15 setores a partir do centro para os bairros. A partir daí, serão visitados 10 domicílios por setor, explica o professor responsável.