Sabe qual é a loja única de supermercado que mais fatura no Brasil? Fica na Zona Norte de São Paulo Avenida Parada Pinto, no Horto Florestal. Trata-se do hipermercado Andorinha, que vai completar 46 anos de atuação no mês de agosto de 2020. A casa começou apenas como uma vendinha de esquina, criada pelo comerciante Thomaz Gouveia Netto. A loja fatura, em média, pelo menos 40 milhões de reais por mês, segundo dados de 2019 do relatório “300 maiores empresas do varejo brasileiro”, elaborado anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Continua depois da publicidade

O crescimento vertiginoso foi construído aos poucos, um puxadinho de cada vez e sem perder o diálogo direto com o público. Há promoções diárias pré-agendadas, mais de 90 caixas de pagamento para evitar filas, estacionamento coberto gratuito. A loja tem mais de 1 000 profissionais contratados. Os funcionários são orientados a não chamar a atenção de quem estiver consumindo produtos dentro da loja.

A companhia oferece opções de exercício físico à terceira idade, e se associa com igreja e ONGs da região para realizar campanhas, eventos e arrecadações. A última grande fase do plano de expansão, realizada em 2009, agregou um shopping ao mercado. São dois andares com 90 lojas e praça de alimentação. E já há projetos para nova ampliação, que acrescentará cinema e academia aos serviços ofertados.

Três dos filhos do fundador Gouveia (Alécio, Adilson e Amauri) assumiram o comando da empresa quando o pai faleceu, em 1993. Os dois primeiros ainda tocam o projeto, enquanto o terceiro, que saiu da sociedade, comprou um supermercado rival no pedaço, chamado TriMais.

Outro grande empreendimento de varejo na Zona Norte paulistana, o Bergamini, é o segundo que mais fatura no país, atrás só do Andorinha, com 25 milhões de reais por mês. E – adivinhem – seus controladores fazem parte da mesma família. Nesse caso, do lado materno dos irmãos Gouveia.

Continua depois da publicidade