Em evento realizado na Fiesc, que debateu o modal da cabotagem como fator de competitividade, Marcelo Campos, da ArcelorMittal Vega, contou que a proximidade com o Porto de São Francisco foi fundamental para incentivar o uso desta forma de transporte. 95% da logística inbound (de entrada) da empresa são por cabotagem, no entanto, o escoamento da produção ainda é feito predominantemente pelo modal rodoviário (89%).
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– Em outubro, operamos uma carga para uma montadora no Nordeste via cabotagem de break bulk (mercadorias que devem ser carregadas individualmente). O embarcador quer segurança para as pessoas e para os produtos. Quando fizemos as contas, após a tabela de fretes da ANTT, decidimos fazer essa operação-piloto e tivemos uma redução de 20% do custo logístico – conta.
Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) mostram que o Estado cresceu 5,7 pontos percentuais no transporte por cabotagem em 2017 (11,5%), se comparado com a participação em 2010 (5,8%). A ArcelorMittal tem 15 mil empregados em 29 unidades de negócios e produz 1,6 milhão de bobinas laminadas e revestidas por ano.