*Por Luan Martendal

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou o registro da instalação do Terminal Gás Sul (TGS), em São Francisco do Sul. A Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito – GNL, projetada pela Golar Power, deverá ser instalada na Baía Babitonga, na região do Sumidouro e a 300 metros da costa. A autorização foi assinada pelo diretor-geral da Antaq, Mário Povia, e publicada ontem no Diário Oficial da União, entrando imediatamente em vigor.

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Joinville quer 88 meses para fazer licitação do transporte coletivo

Na decisão, Povia julgou procedentes as argumentações da empresa e suficientes todas as documentações apresentadas ao longo do processo na agência. Com a autorização emitida, o TGS está apto a dar continuidade em seu processo de implantação. No Brasil, a empresa já opera três unidades semelhantes a que será implantada na Baía da Babitonga (foto). 

Conhecida como Floating Storage and Regasification Unit (FSRU), a unidade é um navio adaptado com tanques para armazenar o gás natural liquefeito e transformá-lo novamente em gás, terá capacidade de fornecer 15 milhões de metros cúbicos do combustível por dia. O objetivo do empreendimento é fomentar o desenvolvimento de indústrias locais, como a de cerâmica, de metalmecânica e de vidro, além de suprir a demanda de termelétricas próximas ao terminal.

Continua depois da publicidade

Segundo a Golar Power, a solução é ambientalmente sustentável e aumentará a segurança energética do Sul do País, após o término de parte dos contratos do gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), em 2019. O empreendimento também passou por audiências públicas e está em fase final do processo para obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP), no momento aguardando parecer técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

 

Emprego

A ‘Expectativa Líquida de Emprego no Brasil’ para o primeiro trimestre de 2019 subiu dois pontos percentuais com relação ao levantamento feito no mesmo período do ano passado e um ponto percentual no comparativo ao 4º trimestre deste ano, atingindo uma variação sazonal de +8%. A percepção vem de 851 empregadores brasileiros entrevistados pelo ManpowerGroup em resposta à pergunta: ““Qual a sua previsão de variação no número total de colaboradores em seu local de trabalho nos próximos três meses comparado ao trimestre atual?”.

Estado pode ganhar R$ 800 mi em discussão judicial de oito anos

A pesquisa mostra intenções moderadas de contratação de janeiro a março: 18% dos empresários preveem aumento no número de contratações, 11% apostam em redução e 66% não esperam alteração nos níveis de admissões. Os dados revelam a mais forte expectativa líquida de empreso dos últimos quatro anos no País.

 

Reconhecimento nacional

O Centro de Convenções e Exposições Expoville, de Joinville, recebeu o Troféu Jacaré de Ouro como melhor pavilhão de feiras e exposições do Sul do país no Prêmio Caio, referência na indústria de eventos e turismo do Brasil.

Continua depois da publicidade

– Estamos felizes e orgulhosos por receber este reconhecimento nacional o que justifica a importância da Expoville para o turismo de eventos no Sul do Brasil. Desde 2013, quando iniciamos a reestruturação do Centro de Convenções e Exposições, estamos concorrendo como finalistas deste prêmio e, agora, com orgulho, ficamos no topo do ranking – celebra o diretor da Expoville, Luciano Coradi.

 

Confiança recorde

Passado o período eleitoral, o Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES) referente ao 4° trimestre de 2018 demonstra um salto impressionante de otimismo, com resultados expressivos, em nível mais alto desde a criação do índice, em 2011. O indicador de expectativa para a economia nacional atingiu 69,31 pontos contra 47,94 no período anterior.

Inovações são apresentadas para proposta orçamentária de SC

O ICES desse 4° trimestre fechou em 53,60 pontos, sendo que no segundo semestre havia ficado em 46,43.

– Nesta edição alguns indicadores que classicamente são negativos, apresentaram resultados surpreendentes: expectativa sobre as taxas de juros, inflação e taxas de câmbio, todos muito positivos denotando o novo período promissor para o ano de 2019, com maior visibilidade diz o economista Ricardo Torres, responsável pelo levantamento.

Continua depois da publicidade

O estudo ainda mostra que as empresas têm a intenção de reforçar os quadros de funcionários, com crescimento acentuado das contratações, sobretudo nos setores industrial e de serviços.

ICES 2018:

1° trimestre: 52,40

2° trimestre: 46,43

3° trimestre: 50,11

4° trimestre – 53,60

 

*Loetz está em férias e retorna a esta coluna no dia 09 de janeiro.  

 

Leia também:

Crescimento do PIB de Araquari é espantoso