Setenta e um por cento dos consumidores brasileiros esperam promoções para comprar bens de maior valor, como eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis mostra a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira sobre práticas de consumo, que será divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os números revelam aumento no hábito do consumidor em esperar promoções. O percentual daqueles que diziam aguardar saldões para fazer as compras era 64%, em 2013.
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Quanto menor a renda familiar maior o costume de esperar promoções. De acordo com a pesquisa, 75% dos brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo esperam um saldão, enquanto o percentual entre os brasileiros com renda familiar superior a cinco salários mínimos é de 60%. Este comportamento é efeito da perda de poder de compra durante a crise recente.
Naturalmente, então, que a pesquisa de preços seja cada vez mais comum. Os números revelam que 93% dos consumidores costumam pesquisar os preços dos bens de maior valor antes de realizar a compra, enquanto 80% pesquisam as características técnicas desses itens.
A pesquisa mostra também que 81% dos brasileiros costumam pechinchar antes das compras, percentual próximo aos 78% observados em 2013. Entre os mais jovens (16 a 24 anos), o hábito de pechinchar é menor – chega a 73%.
Isso tem uma explicação: os jovens preferem fazer compras pela internet; então, não há razão para frequentar lojas físicas. O levantamento de preços comparativos, no caso, se dá entre sites de redes de varejo que vendem os produtos ddsejados por essa fatia de consumidores.
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