A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vai continuar pressionando politicamente para que o setor possa vender medicamentos isentos de prescrição médica. A informação é do vice-presidente Sossumo Honda, durante a Exposuper. Argumenta que isso ajudaria muito os negócios dos estabelecimentos menores. Até porque boa parte das grandes redes já tem farmácias próprias.
Continua depois da publicidade
Os supermercados não estão utilizando o direito de contratar trabalhadores em regime intermitente. Quando indagados publicamente na abertura do evento, na Expoville, nenhum empresário respondeu afirmativamente. Na ocasião, Honda cobrou dos colegas:
– O governo tem razão quando diz que queremos reformas, mas não praticamos o que pedimos.
Investimento
Continua depois da publicidade
A Eletrofrio Refrigeração Comercial apresenta, durante a Exposuper, uma linha revolucionária de equipamentos, que recebeu investimento de R$ 50 milhões e foi o fruto de dois anos de pesquisas nacionais e internacionais.
Varejo conhece pouco os consumidores
A consultora Fátima Merlin, da Connect Shopper, mostrou tendências do comportamento dos consumidores e de como as empresas deveriam agir para melhorar o relacionamento e fazer negócios, em fala na Exposuper. A seguir, resumo do seu pensamento.
Os consumidores nos supermercados procuram o que nas gôndolas?
Fátima Merlin – Os clientes já não querem apenas produtos como commodities: vão além, olham para fatores de estilo de vida. Elementos que remetam à saudabilidade e praticidade ganham cada vez mais a atenção da sociedade. As embalagens têm de ser mais práticas, cresce o consumo de produtos prontos. Mercadorias saudáveis aumentam as vendas na casa dos dois dígitos ao ano.
Como se inserem os idosos neste contexto?
Fátima – Sem dúvida, os nichos de negócios dedicados aos idosos também são muito importantes para o varejo. Etiquetas com letras maiores e disposição física dos itens facilitam a procura nas prateleiras e devem ser elementos considerados.
Continua depois da publicidade
E para os jovens, o que oferecer?
Fátima – Na vertente dos jovens, é importante os empresários notarem que itens de menor tamanho e gramagem atendem a necessidades de lares de uma só pessoa: solteiros, viúvos, separados. Ainda para os jovens, oferecer tecnologia e praticidade são essenciais.