O Senai apresentou o projeto para a instalação do centro de formação na área da metalurgia e fundição e vai funcionar na unidade do Senai Norte de Joinville. A estrutura que está sendo ampliada e terá 300 m² para abrigar o centro e a grade dos cursos que poderá oferecer para formação de profissionais para as indústrias de fundição.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Evair Oenning, vice-presidente da Fiesc para a região Norte Nordeste, mostrou dados que tornam o Senai Joinville apto a ampliar a sua estrutura para a oferta de cursos de qualificação profissional.
– Atualmente somos responsáveis por 41% dos cursos técnicos oferecidos pelo mercado local. O setor de fundição necessita de cursos específicos atualizados e capital humano para atender à indústria.
Joinville emprega 95 mil pessoas na indústria, sendo 24 mil na área de metalurgia/fundição.
Continua depois da publicidade
A Associação Brasileira da Indústria de Fundição (Abifa) apoia e participa da criação do centro. Afonso Gonzaga, presidente da entidade, citou exemplos de outras regiões que estão ampliando a formação de profissionais para o setor.
– Estou muito à vontade para contribuir no desenvolvimento do centro tecnológico para o setor metalúrgico da região. O centro vai possibilitar a retomada na formação de profissionais para setor em Santa Catarina – disse Gonzaga.
> Indústrias de Joinville enfrentam falta de mão de obra para produção
Curso técnico em metalurgia in company
Desde 2018, o Senai desenvolve junto com a Tupy, maior fundição da América Latina, curso técnico em metalurgia in company, lembrou Luis Carlos Guedes, conselheiro da Fiesc e ex-vice-presidente da companhia.
– O curso está sendo revisado e mostra que nós, em Joinville, estamos vivendo um novo ciclo para a indústria de fundição. O centro irá colocar os profissionais do setor no mesmo nível das indústrias 4.0”.
Continua depois da publicidade
> Ministro da Infraestrutura vai falar sobre obras na região de Joinville em live
Centro deve ser concluído no primeiro semestre
O centro de formação em metalurgia e fundição deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano e vai contar com laboratórios e equipamentos para a realização de todos os cursos oferecidos pela instituição na área de metalurgia.
A matriz curricular dos cursos foi formatada para atender às atuais necessidades das indústrias, com conteúdos voltados também para automação e a indústria 4.0, um dos diferenciais dos cursos.
> Joinville tem valorização de imóveis; vendas crescem no terceiro trimestre de 2020