A Whirlpool e o Senai SC lançaram chamada de inovação para startups realizarem parceria com uma indústria de base global. A iniciativa é um processo de inovação aberta que busca identificar soluções nas áreas de meios de pagamento e de logística, focados na ampliação do e-commerce.

Continua depois da publicidade

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia.

“A startup Hards vai apoiar no processo seletivo, utilizando todas as boas práticas de seleção de empresas de uma aceleradora”, afirmou o CEO Marcos Buson.

A chamada terá R$ 1,5 milhão destinados ao desenvolvimento dos projetos. Cada projeto poderá receber entre R$ 250 mil e R$ 750 mil. Os recursos são alocados em partes iguais pela Whirlpool e pela plataforma de inovação para a indústria, do Senai e  do Sesi nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro e a seleção dos projetos deve ocorrer em dezembro. Os projetos devem ser desenvolvidos em 12 meses, ao longo de 2021.

“A rede Senai de Inovação criou essa metodologia de empreendedorismo industrial, pela qual, a partir de um dos 26 institutos localizados em todo o Brasil e com uma empresa âncora, são captadas propostas de startups para fazer inovação aberta”, diz o diretor de operações em inovação e competitividade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Maurício Cappra Pauletti.

Continua depois da publicidade

> Senai de Joinville encerra trabalho de conserto de respiradores pulmonares para hospitais de SC

O diretor de Inovação da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos, observou que a empresa realiza processos de inovação aberta há mais de 30 anos, inicialmente com institutos de pesquisa ou universidades e, mais recentemente com startups.

A companhia tem mais de 70 contratos estabelecidos e quase 20 parcerias em curso nesse momento. Em geral, as pessoas imaginam a inovação em produto, já que a empresa é a maior fabricante mundial para aparelhos de cozinha e lavanderia.

“Tem muita inovação aí, estamos investindo pesadamente nisso, mas estamos buscando inovar também em outras facetas do negócio, temos investido muito para desenvolver novas conexões com clientes, desenvolvendo serviços que vão complementar nossos produtos.”

> Candidatos a prefeito de Joinville assumem compromisso com bandeiras da Acij

A empresa constatou um crescimento dos negócios on-line em 2020, principalmente em função da pandemia. Por isso, optou por buscar soluções de inovação aberta focadas em aspectos relacionados a essa forma de negócio.

Continua depois da publicidade

A primeira delas busca soluções que reduzam os riscos de fraudes em negócios eletrônicos. O gerente de tesouraria da Whirlpool, Gustavo Zoldan, explicou que, em 2019, as fraudes totalizaram 1,9 bilhão de reais Foram 3,6 mil tentativas por minuto, 33% maior que em 2018. O crescimento das vendas online em 2020 tende a elevar esses números. Por isso, as startups podem oferecer soluções que reduzam o risco financeiro nessas operações.