A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou o valor do frete dos caminhoneiros. Os preços mínimos obrigatórios variam de acordo com as características dos produtos carregados. Para viagens de até cem quilômetros, o frete de carga geral vale R$ 5,90 por quilômetro rodado. No caso de mercadoria a granel, o valor é de R$ 6,25; os produtos frigorificados ganham frete de R$ 8,82, e, no caso de transporte de carga perigosa, o mínimo a ser pago aos caminhoneiros terá de ser R$ 13,08. A tabela vigora até 20 de janeiro de 2019.
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Inflexão
O trabalho, conhecido como “curva de Laffer”, analisa aspecto fundamental para a compreensão da lógica da política tributária. Em síntese, demonstra que a arrecadação do governo sobe, progressivamente, até um certo ponto. E que, a partir daí, a receita desce porque a sociedade não estaria mais disposta a pagar. Daí a informalidade crescente.
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O percentual
Outro estudo, o “paper” dos pesquisadores e professores Cristina Romer e David Romer, sugere que o percentual a indicar a inflexão da curva de receita de ascendente para descendente é de 33%. Significa dizer que carga tributária acima desse percentual tende a provocar queda de receita. Cristina Romer foi presidente do Conselho de Economistas de Barack Obama.
A curva
Quando o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, anunciou a reoneração da folha de pagamentos sobre dezenas de setores econômicos; a extinção do Reintegra para os exportadores; e ainda a redução de recursos nas áreas sociais (como programas do SUS, na educação e na segurança pública) para compensar os gastos necessários e atender às demandas dos caminhoneiros, o governo mira no abastecimento do caixa federal.
Quando o presidente da República, Michel Temer, veta a isenção de PIS/Cofins para o setor de transporte até o final deste ano, visa mira mesma coisa e abre perigoso flanco para retornar o descontentamento da categoria.
A excessiva tributação sobre sociedades é causa de várias revoltas e movimentos sociais fortes bem conhecidos.
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O estudo mais famoso e clássico da economia política é o do professor de economia Artur Laffer, da Universidade de Chicago.
Novo ciclo
A Spin, de Jaraguá do Sul, anuncia o terceiro ciclo de aceleração de startups, que começará em junho. Para se candidatar, basta a empresa entrar em contato pelo e-mail ola@spin.capital ou no link academy.spin.capital.