O gerente de relações governamentais da General Motors, Antonio Carlos Ramos, reúne-se, em Joinville, nesta quinta-feira, com autoridades estaduais. No encontro vai tratar da expansão da fábrica de motores, que está recebendo investimentos de R$ 1,9 bilhão. A fábrica de motores e cabeçotes produz para atender demandas da unidade de de veículos situada em Gravataí.

Continua depois da publicidade

Em fevereiro, a GM afirmou que sairia do Estado de São Paulo por falta de condições de competitividade, mas, em 8 de março anunciou, oficialmente, novos investimentos, de R$ 10 bilhões nas fábricas de São José dos Campos e São Caetano do Sul.

A mudança de posição foi estimulada pelos novos benefícios fiscais a serem concedidos pelo governo paulista, constantes do programa Incentiv Auto. Entre eles, a redução de 25% no recolhimento do ICMS devido nos produtos fabricados no Estado.

Linha para exportação

O Badesc, agente financeiro dedicado a estimular negócios de micro e pequenos empreendimentos, e o governo do Estado iniciaram diálogo para criação de uma linha de crédito específica para auxiliar pequenas empresas a exportar. Ainda não há nome para essa linha e nem definição de volume de recursos a serem disponibilizados para essa finalidade. Muitas companhias não conseguem internacionalizar seus negócios porque não têm dinheiro para ativar contatos e operar fora do país. Por isso, financiamento a juros compatíveis pode facilitar o interesse pela inserção global por parte de pequenos negócios.

Sindical

Em assembleia da categoria, as empresas filiadas ao sindicato dos empregadores da indústria mecânica de Joinville decidiram manter o desconto da folha salarial dos trabalhadores referente à contribuição sindical.

Continua depois da publicidade