A prefeitura de Balneário Camboriú apresentou o novo sistema de licenciamento ambiental a ser adotado no município. O sistema digital de licenciamento, o Aprova Fácil BC, vai operar de forma online, desenvolvido para desburocratizar e tornar digital a análise e licenciamentos de projetos de construção civil na cidade. O sistema começa a funcionar no dia 16 de março, segunda-feira.
Continua depois da publicidade
A novidade que vai entrar em vigor no município litorâneo já circula em grupos de whatsapp e é compartilhada por empreendedores de Joinville – muitos deles com moradias e/ou negócios em BC. Entendem o Aprova Fácil como um importante avanço – se não ideal – a ser seguido e copiado. A lembrar, que é antiga a queixa dos construtores e empresários de Joinville com a lentidão do andamento dos processos de licenciamento na prefeitura.
Antes de anunciar o Aprova Fácil, já em 2017 a prefeitura de Balneário Camboriú tinha regulamentado a lei número 4.060/2017, que criou o Projeto Legal, e instituiu um novo processo administrativo de aprovação de projetos, alvarás de licença para construção, reforma, ou demolição, bem como vistoria de habite-se.
– O Aprova Fácil cria um banco de dados sobre as construções da cidade que será atualizado constantemente, de modo a se tornar um poderoso instrumento de gestão e planejamento, explica o prefeito Fabricio Oliveira. O novo sistema também permitirá extrair dados, relatórios, mapas e informações de tudo o que está sendo analisado e licenciado, em tempo real.
O sistema será implantado em etapas. Na primeira será disponibilizado, no site, o modelo digital para a aprovação de grandes projetos, com várias unidades, tanto residenciais, comerciais ou mistos. Na segunda fase, em 13 de abril, serão incluídos os projetos unifamiliares (residenciais), reformas, demolições.
Continua depois da publicidade
Na etapa seguinte, a se iniciar no dia 11 de maio, serão elaborados módulos direcionados ao departamento de fiscalização de obras, tais como vistorias de habite-se, sistema de notificações, embargos, por exemplo.
A quarta fase vai entrar em vigor no dia 16 de junho deste ano e inclui análises de renovação de alvarás, desmembramento, loteamentos e condomínios horizontais. A quinta etapa servirá para a revisão e melhoria dos modelos implantados.