Desde o mês passado, o receituário médico passou a valer em todo o país, e não apenas no Estado onde atua o médico e a receita foi emitida. Com a mudança da regra, ficou mais fácil para as pessoas comprarem seus medicamentos. Principalmente em situações de viagens. A nova lei tem o número 13.732.
Continua depois da publicidade
Inspiração para gaúchos
Em fevereiro, um grupo de empresários das cidades de Canela e Restinga Seca, no Rio Grande do Sul, visitou o laboratório de inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo do governo do Estado. Conheceram o ideal, a concepção dos centros de inovação e os projetos desenvolvidos pelo governo catarinense.
Aquisição
A Softplan, de Florianópolis, empresa pioneira no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e para o setor público, comprou a startup 1Doc, plataforma em nuvem de comunicação, atendimento e informatização de processos para prefeituras e órgãos públicos para incorporar sua operação e reforçar a estratégia na vertical de produtos voltados à inovação no setor público. O total da transação não foi revelado, mas estima-se que a negociação está relacionada ao valor da startup, que pode alcançar a cifra de R$ 20 milhões nos próximos anos. A 1Doc passa a integrar a plataforma de gestão de processos e documentos digitais da Softplan.
Com o ministro
O diretor executivo da Instituição Bethesda, Hilário Dalmann, que também preside a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc), reuniu-se com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Florianópolis, na semana passada. Alertou para a grave crise que atinge o sistema de saúde no Estado e também no país.
A rede privada e filantrópica de Santa Catarina, constituída por 182 hospitais, é responsável pelo atendimento a 70% dos usuários do SUS no Estado. Por isso, Dalmann destaca:
Continua depois da publicidade
– A falta de reajustes nos procedimentos e a baixa remuneração paga pelo SUS comprometem a sustentabilidade da rede, impactando diretamente nos custos operacionais e na folha de pagamento.
Pagamentos demoram
Outro apelo da entidade é para uma mudança de portaria no sentido de estabelecer que o prazo dos pagamentos de incentivos financeiros recebidos pelos hospitais seja feito sempre no início de cada mês. Hoje, esses pagamentos chegam com até dois meses de atraso. Dalmann também solicitou ao ministro que o repasse do pagamento das emendas de custeio ocorra de forma direta entre o Fundo Nacional para os prestadores de serviço.
O quarto berço
Após cinco anos, o Porto de Itajaí recebeu três navios simultaneamente. Foi na quinta-feira. Antes, a última vez em que três navios atracaram simultaneamente aconteceu em 2014. O berço 4 está com obras em andamento e sua inauguração está prevista para este mês. Quando isso ocorrer, os quatro berços terão, no total, 1.050 metros de comprimento: dois do terminal público e dois da APM Terminals.
Junta
O vice-presidente da Associação Empresarial de Lages, Juliano Chiodelli, vai assumir a presidência da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
Continua depois da publicidade
A sexta
O coworking C.O.W terá sua sexta unidade de negócio, no Ágora Tech Park. Tem outras duas, também em Joinville, e mais três em São Paulo.
Agendamento
O aplicativo da Celesc, disponível nos sistemas iOS e Android, registrou quase 2 milhões de visualizações somente neste ano. A empresa também passou a permitir o agendamento dos atendimentos presenciais nas lojas com maior movimento. A de Joinville é a que recebe a maior demanda. Registra, em média, 6,6 mil atendimentos por mês, conta o chefe do Departamento de Gestão de Clientes e Receita, Mateus da Silva Nascimento.
Na Sapucaí
O presidente do conselho de administração da WEG, Décio Silva, e a mulher, Denize, foram recebidos por Andrea e Eduardo Sattamini, presidente da Engie Brasil Energia, no camarote global no desfile do grupo especial, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.