A CMO, do Rio de Janeiro, planeja construir aeroporto privado predominantemente de cargas (mas não só) em São Francisco do Sul para atender demandas de cidades de toda a região Norte de Santa Catarina. O projeto foi apresentado pelo presidente da companhia, José Pedro Mota, em reunião de prefeitos da Amunesc, em Joinville. Mota explicou que já tem autorizações e licenças da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), obtida ainda em 2016; e também do Ministério da Aeronáutica (Decea).
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O local escolhido para o empreendimento fica depois do canal do Linguado, às margens da BR-280, no sentido Joinville-São Francisco do Sul. A área é plana e georreferenciada. O empresário identifica grandes potencialidades porque Joinville e região tem aproximadamente 1,4 milhão de habitantes e representam o terceiro maior PIB do sul do país.
Por que a CMO quer fazer um aeroporto em São Francisco do Sul?
Identificamos potencial muito bom para o negócio. Os três Estados do Sul movimentam 53 mil toneladas de produtos de exportação e mais 31 mil toneladas, via aérea. Do total, 72 mil toneladas sobem para os aeroportos de Viracopos (Campinas) e Guarulhos. Então, há um espaço a ser conquistado.
O que dizem os estudos técnicos?
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Fizemos estudos geoeconômicos comparativos de Joinville e região, com outras sete cidades, e nenhuma se mostra tão promissora. Analisamos cidades de porte semelhante ao de Joinville: Florianópolis, Londrina, Uberlândia, Cuiabá, Aracaju, Macapá e Porto Velho.
O senhor já conversou com autoridades da região sobre o projeto?
Sim. O prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo é grande defensor da ideia. Também já estive com o prefeito Udo Döhler e encaminhamos documento a outros prefeitos. Desejamos apresentar o projeto, também, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
A região norte de Santa Catarina já é servida pelos aeroportos de Curitiba, Joinville, Navegantes…
Como é que Joinville não tem um aeroporto adequado, do tamanho da economia regional? Fizemos estudos comparativos de oito municípios. O PIB de Joinville e região é o maior de todos; a população regional abrangida chega aos 1,4 milhão de habitantes. Na minha opinião, a região geoeconômica de Joinville poderá ter mais passageiros do que o de Florianópolis.
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Quais são os diferenciais do teu projeto em relação ao que existe em operação atualmente?
Os aeroportos de Joinville e de Navegantes têm limitações geográficas; as pistas não são grandes e a possibilidade técnica (e o custo) de aumentá-las seriam enormes. A pista do aeroporto da CMO terá 2.800 metros de comprimento. Aviões de grande porte poderão pousar, e as duas cabeceiras da pista estão livres de obstáculos.
A Infraero vai licitar aeroportos – inclusive o de Joinville – no próximo ano.
Se o de Joinville for licitado, junto com os aeroportos de Curitiba e de Navegantes, estará condenado. Os joinvilenses vão cada vez mais voar por Curitiba. Porque, para o ganhador da concorrência, o aeroporto de Joinville será um contrapeso à atratividade do aeroporto principal do bloco Sul (Curitiba). Não colocará dinheiro aqui.
Significa…
Significa que vamos ter de convencer, rapidamente, o governo, e a presidência da República, para tirar o aeroporto de Joinville da concorrência. Queremos que o aeroporto da CMO seja o aeroporto do Norte de Santa Catarina.