A estratégia de tornar a indústria 4.0 uma realidade para os clientes começou a ser desenhada faz tempo. Mas foi no primeiro semestre de 2020, em meio a uma pandemia mundial, que a Pollux consolidou sua expansão internacional e comemorou o melhor resultado em um primeiro semestre da história no Brasil. Isso, apesar da crise e da instabilidade do mercado nacional. A multinacional brasileira perseguiu uma diversificação de segmentos para atender; produtos e soluções para desenvolver; e diversificou mercados. Atualmente, tem mais de mil projetos de tecnologia industrial implementados por toda a América. O volume de negócios aumentou mais de 300% no primeiro trimestre do ano na comparação com igual período de 2019. A multinacional brasileira, com sede em Joinville, – referência em indústria 4.0. – tem negócios em 12 países e subsidiárias instaladas no México, Canadá e Estados Unidos.

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No resultado do primeiro semestre de 2020, a empresa teve um volume de negócios cerca de quatro vezes maior que no mesmo período do ano anterior e 60% acima do total de todo ano de 2019. Deste resultado, mais da metade já corresponde a projetos fora do país, mas muitos deles executados por equipes “made in” Brasil.

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Um dos fatores que ajudou a acelerar os negócios da Pollux no Brasil e ao mesmo tempo transformou a internacionalização da empresa em caminho natural é o fato da indústria 4.0 estar na pauta de prioridade de executivos de qualquer empresa. Antes, o tema aparecia na pauta, mas a pandemia levou esta pauta para um outro patamar. E o modelo de negócio inovador da Pollux (Robot as a Service ou RaaS), junto com a customização de soluções para os clientes, são grandes diferenciais.A expansão internacional da empresa teve início em 2018 com uma subsidiária instalada no México. Depois, em 2019, outra subsidiária no Canadá e, neste ano, a Pollux chegou ao mercado americano. O grande desafio, na avaliação dos diretores responsáveis pela área internacional, será acompanhar a quantidade de oportunidades de negócios que devem ser gerados nos próximos anos.

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Fazem parte do portfólio da Pollux, além das principais montadoras de veículos do Brasil, clientes como Nestlé, Unilever, Natura, O Boticário e Reckitt Benckiser. A companhia vai continuar aumentando seu volume de negócios no Brasil, mas entende que lá fora deve ocorrer um aumento rápido, que precisará ser atendido com a contratação de mais pessoas em um período relativamente curto de tempo. A empresa tem quase 300 funcionários; 40 deles atuando exclusivamente para clientes fora do Brasil.