Pesquisa da Fecomércio-SC indica que quase metade dos catarinenses (47,7%) pretendem comprar roupas para o Dia das Mães. Os perfumes/cosméticos vem em segundo lugar nas preferências dos consumidores, com 18,1% das respostas, seguindo-se calçados/bolsas, com 8,8%. Sete entre cada dez catarinenses vão fazer compras no comércio de rua. A maioria dos catarinenses (79,3%) pretende pagar os presentes à vista.
Continua depois da publicidade
Bloco X
Os empresários do varejo ganharam uma batalha importante. A Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina adiou a entrada em vigor da obrigação tributária acessória, chamado bloco X, que exige o envio diário, para a Sefaz, das informações sobre estoques, compra e venda de mercadorias. Agora, a cobrança inicia em setembro deste ano, com o enquadramento do segmento de farmácias. Em janeiro de 2020 entram os estabelecimentos de materiais de construção; em março o de bares, restaurantes e similares; e, em junho do próximo ano, os demais setores.
Pesquisa do Ibope
Conecta, encomendada pela OLX Brasil, revela que 72% dos internautas brasileiros consideram vender algum artigo sem uso que têm em casa. Na região Sul, 74% dos entrevistados pensam em colocar à venda objetos que estão parados. Os segmentos que possuem o maior número de itens para vender são eletrônicos e celulares; e comércio e escritório, com 88% das respostas.