A indústria 4.0 ganhará um novo status de relevância no Brasil no momento da retomada econômica pós-pandemia de coronavírus. Esta é a crença da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), que irá promover uma série de eventos online. O primeiro será na quarta-feira, dia 10 de junho, para discutir o papel da transformação digital, quais serão os novos desafios, as dificuldades de implementação e como romper estes obstáculos.
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O painel de abertura do ABII Live Talks tem como tema “Indústria 4.0 e o momento da retomada”. Reunirá quatro grandes empresas do cenário nacional, sob as óticas de consultoria estratégica, indústria automotiva, bens de consumo e área da saúde.
Estão confirmadas as participações da Accenture, empresa de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing; General Motors, que tem como principal área de negócios a produção de automóveis; BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio; e Hospital Israelita Albert Einstein, que tem a inovação como um de seus pilares.
Renate Fuchs, associate director da Accenture, vai falar dos desafios atuais, como aumentar a produtividade e a segurança em tempos incertos como este, além de apontar as soluções de Indústria 4.0 para curto, médio e longo prazo.
Carlos Sakuramoto, gerente de tecnologia e inovação da engenharia de manufatura da GM; Carlos Coutinho, gerente executivo de inovação em operações industriais de BRF; e José Terra, diretor executivo de inovação e transformação digital do Albert Einstein; irão contar como estão lidando, cada um em seu segmento, com esta nova realidade no que diz respeito as suas iniciativas digitais, de indústria 4.0 e IIoT (Industrial Internet of Things).
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– A grande premissa é de que no próximo ano todas as empresas vão operar diferente do que antes da pandemia. As empresas terão que entender como se reposicionar nesta nova realidade, que mercados e formas de trabalho deixaram de existir.
E nesta adaptação que envolve mudanças profundas na logística, na forma como as pessoas trabalham e na interação com o cliente, a chave é a adoção da tecnologia. Então, acelerar a indústria 4.0 é dar maior chance para que as empresas brasileiras se reposicionem rapidamente neste novo contexto e sigam competitivas argumenta o presidente da ABII, José Rizzo.
Nos dias 17 e 24 de junho e 1º de julho, outros três eventos online vão se concentrar nas soluções focadas nas áreas de negócios, tecnologia e pessoas, nesta ordem.