No quarto trimestre do ano, o Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES), que afere o sentimento dos empresários de Joinville e região com relação à economia, registrou índice 53,29 numa escala que vai de zero a cem, tendo 50 como divisor entre os sentimentos de pessimismo e otimismo. Houve alta em relação ao trimestre anterior, de 52,10, contra 50,14 no segundo trimestre. A pesquisa aponta que a confiança empresarial vem numa crescente e consolidando a percepção positiva.
Continua depois da publicidade
Segundo o economista Ricardo Della Santina Torres, responsável pela pesquisa, um dos fatores determinantes para a nova alta foi o indicador de expectativa com a economia nacional, que atingiu um nível histórico: 70,28, subindo de forma significativa em relação ao terceiro trimestre, quando cravou 62,95.
No quesito de emprego, também houve crescimento e a expectativa também é favorável. O índice de lucratividade das empresas,caiu ligeiramente, mas permanece forte em campo positivo: saiu de 60,19 para 58,96 pontos neste quarto trimestre.
– Para o primeiro trimestre de 2020, a intenção de todos os setores é de novas contratações, excelente sinal para a economia da região. O atual governo está completando um ano na condução do país e está propiciando um ambiente econômico ideal para pavimentar um período de crescimento, analisa Torres.
Continua depois da publicidade