Assumindo oficialmente pela segunda vez a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, José Manoel Ramos (Zeca) trouxe em entrevista à NSC Comunicação uma leitura de cenário para sua gestão em 2019, que começou no dia 1º de janeiro. O bate-papo considerou temas como os desafios a serem vencidos no ano, a aproximação de lojistas com a entidade e os impactos da pirataria em Joinville.
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O líder empresarial é experiente na função e já presidiu a entidade de 2005 a 2008, depois se firmou no conselho da CDL até voltar para o cargo em um momento de transição. A escolha também é estratégica e se deve, principalmente, ao seu conhecimento da estrutura interna da CDL, além do bom trânsito que mantém nos setores político e econômico da cidade. Veja os tópicos abordados e o que pensa José Manoel Ramos sobre cada tema:
Retorno ao cargo
“A CDL adotou o conselho de ex-presidentes com a seguinte sistemática: sempre que não tivermos alguém com a possibilidade de, naquele momento, ser presidente, ou que não esteja com a preparação concluída para assumir a entidade, conhecendo todos os seus trâmites, então procuramos algum representante da velha guarda para assumir o cargo. É neste contexto que volto para a presidência da CDL”.
Renovação na CDL
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"Buscamos pessoas que são da CDL Jovem para estar na diretoria, além de membros das câmaras setoriais. Com isso, já renovamos cerca de 50% da diretoria. Nossa preocupação está em prepará-los para serem os futuros presidentes da entidade. Em outra ponta, o varejo tem mudado bastante e é preciso levar aos nossos associados informação e novas tecnologias para que eles estejam conectados com o que de mais moderno há no varejo”.
Meta no ano
“Hoje, a CDL conta com 1,6 mil associados e temos a meta de alcançar 1,8 mil, como tínhamos no passado. Nosso maior problema foi que muitas empresas fecharam nos últimos três anos, passamos por uma crise sem precedentes e isso fez com que, em especial, o pequeno comerciante encerrasse suas atividades. Agora, vivenciamos nova era política, novo governo, e estamos confiantes num maior desenvolvimento para buscar novos associados”.
Desafios e potencialidades
“A dificuldade para manter os negócios passa pela concorrência cada vez mais brutal dos mais diversos canais de distribuição, como o e-commerce, que vem tomando o espaço das lojas físicas. Hoje, o lojista não é só aquele que vende mercadorias, passa a vender serviços/adicionais que a internet não supre. Precisamos nos reinventar para atrair os consumidores, e a CDL será o elo de comunicação entre o moderno e o varejista da ponta, o pequeno comerciante”.
Atuação política
“A CDL está presente nas discussões do município, e a macrodrenagem do rio Mathias é uma delas. A Câmara de Gastronomia, que se concentra especialmente na Via Gastronômica, está em constantes reuniões com a Prefeitura para que se possa ter ali um menor impacto possível devido à obra. Vai ter transtorno, sim, mas lutamos para que ela não paralise e que afete o menos possível o trabalho dos empresários locais. Outra bandeira é o estacionamento rotativo: vamos nos inteirar do cronograma e seu andamento, pois é uma medida válida para oxigenar e requalificar o Centro”.
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Pirataria
“Com respeito a quem pratica, pirataria é como uma erva daninha que você tem que estar sempre cortando porque ela cresce automaticamente. É preciso ter um controle muito rigoroso sobre isso, e temos exemplo disso em Balneário Camboriú. Essa é uma atividade com a qual o governo perde milhões em impostos, pois são produtos vendidos livremente, de marcas falsificadas e, às vezes, que podem causar problemas à saúde e não têm regulamentação. Essa é também uma das bandeiras da CDL, do combate ao contrabando e à pirataria".
O que o consumidor pode esperar para 2019
“Vamos trabalhar bastante nos treinamentos, em especial para os lojistas e seus funcionários. A CDL já vem fazendo ações neste sentido: tivemos encontro e treinamento de vendas em novembro que tiveram participação de mais de 400 pessoas. Procuramos diminuir a distância entre o lojista e a CDL. Com isso, queremos sempre levar informação e conhecimento para que a gente possa ter lojas cada vez mais estruturadas na nossa cidade”.