O empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville, José Manoel Ramos, participou da feira mundial do varejo, a NRF, em Nova York. Para além de temas técnicos e de interesse restrito do comércio, analistas da cena macroeconômica global apresentaram informações preciosas, que permitem compreender o mundo no qual vivemos.
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A coluna recolheu alguns destes dados e repassa.
1. A mais bem-sucedida rede de fast food da China, é a norte-americana KFC. O grupo tem mais lojas na China do que nos Estados Unidos. 2. A General Motors, com seus parceiros locais, vende mais carros na China do que nos Estados Unidos. 3. A China tem o maior número de lojas Starbucks fora dos Estados Unidos. Uma loja é aberta a cada 15 horas. 4. O segundo maior mercado da Apple, a China concentra 95% de sua produção: 220 milhões de IPhones por ano.
Não bastasse isso, outros dados apontam para ao crescimento chinês e explicam a preocupação do governo de Donald Trump, em meio à guerra comercial entre os dois países. O que de fato está em jogo é a luta pelo domínios de tecnologias que vão dominar os negócios e as vidas das pessoas no futuro próximo.
Alguns números ajudam a se fazer a análise da situação. 1. O comércio entre os Estados Unidos e a Rússia era de US$ 2 bilhões por ano. 2. O comércio entre os Estados Unidos e a China é de US$ 2 bilhões ao dia. 3. A China é o segundo maior detentor de títulos do Tesouro dos Estados Unidos. 4. A economia dos dois países é interligada por cadeias de produção. 5. Milhares de empresas norte-americanas fabricam seus produtos na China e olham com crescente interesse para seu mercado consumidor. 6. Setenta por cento dos países do mundo têm mais comércio com a China do que com os Estados Unidos.
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