O empresário Adael dos Santos, da Projuris, assume a presidência da Ajorpeme nesta quinta-feira, dia 23. Sucede a Fernando Bade no cargo. O mandato é de um ano. O novo dirigente participa de atividades na associação desde 2011, ocupando várias posições de destaque na organização.Vai priorizar o estímulo à geração de negócios entre os associados e, na frente política, dará continuidade ao trabalho de articulação para encaminhar pleitos ao Poder Público.
Continua depois da publicidade
Quais são as suas prioridades no comando da Ajorpeme?
Adael dos Santos – Minha prioridade é estimular a geração de negócios entre os associados e empresas da região, captar benefícios, apoiar o empreendedorismo e articular as reivindicações dos empresários junto ao poder público. Queremos ainda mais reforçar nossos núcleos – grupos que se reúnem periodicamente para debater temas relacionados ao mercado e fomentar negócios. Vamos apoiar incondicionalmente nossos associados e ampliar a nossa atuação na região Norte de Santa Catarina, reforçando as ações no polo Ajorpeme Araquari, Balneário Barra do Sul e região.
Pretende ampliar serviços oferecidos aos associados?
Adael – A Ajorpeme é reconhecida por sempre estar oferecendo novidades e, em 2020, não será diferente. Há nove anos participo da diretoria executiva e, a cada ano, a ampliação é contínua. Hoje, temos os mais variados serviços com diferencial de mercado como Flex Clínica, Flex Odonto, Unimed, protesto gratuito e certificado digital. Além, é claro, da Uniajo (Universidade Corporativa Ajorpeme) que tem um cronograma com palestras, plenárias, cursos, treinamentos etc, sempre buscando apoiar o empreendedor e empresário da nossa região.
Continua depois da publicidade
Quais são as principais demandas deles?
Adael – As demandas são as mais variadas possíveis, desde desafios diários da rotina dos empreendedores até políticas públicas que podem impactar empresas da região e a comunidade. Muitas vezes, essas demandas partem dos nossos núcleos setoriais, onde o tema é trazido para a diretoria executiva, que busca perante o poder público vislumbrar o melhor caminho.
Ajorpeme tem pedidos a fazer junto ao prefeito e ao governo do Estado? Quais?
Adael – Ao longo de 2019 a Ajorpeme preparou um documento chamado “Reflexões Ajorpeme”, que tem como objetivo contribuir com a política de Joinville e região, promovendo algumas reflexões que podem estimular o ambiente público. Entregaremos o documento para todos os partidos registrados em Joinville, junto com alguns pleitos que ainda serão desenvolvidos com a participação dos nossos associados.
Estamos em ano eleitoral. Possível sair candidatos de dentro da Ajorpeme?
Adael – É importante ressaltar que a Ajorpeme é apartidária, mas acompanha de perto os panoramas políticos e seus reflexos em nosso cotidiano. Dito isso, caso exista algum pré-candidato no futuro, não será da Ajorpeme.
No plano macroeconômico, como as micro e pequenas empresas analisam o ambiente de negócios?
Adael – Este é um tema que está muito em evidência entre nós. Os grandes empresários das micro e pequenas empresas precisam estar cada vez mais atentos para as tendências macroeconômicas. Embora venhamos de uma economia com pouco crescimento nos últimos anos, este início de 2020 tem se demonstrado diferente: não só nos negócios já iniciados, mas nas perspectivas de crescimento da economia já divulgados, passando de 1,2%, em 2019, para 2,5%, em 2020.
Continua depois da publicidade
A Ajorpeme renova sua diretoria a cada ano. Não é um tempo muito curto para poder desenvolver um trabalho mais aprofundado?
Adael – Embora a diretoria se renove anualmente, seguimos o planejamento estratégico rigorosamente, no qual há um tempo maior de execução. Com a transição a cada ano, capacitamos novas lideranças, desde os núcleos setoriais até a diretoria executiva, trazendo novas ideias sem perder a essência do planejado.