A Neogrid, empresa do segmento de software para a gestão de cadeias de suprimentos, com sede em Joinville, comprou a startup Smarket. A aquisição é a primeira depois da concretização de sua oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa de valores brasileira (B3), em dezembro de 2020.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A empresa diz que a área de M&A (fusões e aquisições) está empenhada em identificar aquisições que possam acelerar o crescimento da Neogrid, seja acrescentando novas capacidades comerciais, competitivas, ou de alcance tecnológico.

– Estamos atentos a empresas nacionais e internacionais, sobretudo na América Latina, que, além da integração de produtos e incremento de capacidades, sejam compatíveis com nossa cultura, afirma Eduardo Ragasol, CEO da Neogrid.

Fundada em 2014 em Florianópolis, a Smarket oferece uma plataforma de gestão de promoções para supermercados, farmácias e redes de eletro, tornando todos os processos (do planejamento até a execução) mais simples e inteligentes. Em 2020, a startup cresceu 33%, fechando o ano com 68 clientes e um faturamento de R$ 303.437,19.

Continua depois da publicidade

David Abuhab, Chief Strategy Officer da Neogrid, conta que o negócio chega para complementar o portfólio da empresa.

– Com a aquisição, vamos poder agregar ainda mais valor aos varejos que já utilizam a Neogrid, ampliando a capacidade das soluções de planejamento e reposição e de execução de loja. A solução da Smarket atua em um processo de muita relevância do mercado varejista brasileiro, o promocional, que impacta a cadeia de abastecimento. Mais de 40% dos produtos disponíveis para venda no varejo alimentar, por exemplo, são itens em oferta. A soma das duas empresas vai potencializar as estratégias do varejo.

> Espanhóis têm interesses em portos e agronegócio de Santa Catarina

Operações serão mantidas de forma independente

As operações da startup, que conta com 26 funcionários, serão mantidas de forma independente, buscando sinergias econômicas, comerciais e integração de soluções com a Neogrid. Marcela Graziano, fundadora e CEO da Smarket, ressalta que a conexão também está no valor que a empresa vê no ambiente de inovação para garantir entregas de qualidade aos clientes.

– Além da gestão das ofertas, com o sistema de trade, mapeamos as lojas, identificando e garantindo se os produtos nas pontas de gôndola são os melhores para o negócio de cada um.

Continua depois da publicidade

A Neogrid desenvolve soluções com inteligência artificial para aumentar as vendas e a rentabilidade das indústrias, varejos e distribuidores. Há mais de 20 anos no mercado, trabalha para sincronizar cadeias de suprimentos, atuando principalmente na otimização do mix de produtos, na redução de ruptura, no aumento do giro de estoques e na reposição orientada pela demanda real.

Com uma plataforma que integra mais de 150 grandes redes de varejo, 37 mil indústrias e 5 mil distribuidores, transforma dados em informações estratégicas para aumentar a disponibilidade de produtos e, ao mesmo tempo, reduzir excessos de estoque – sempre no ritmo do consumo.