A multinacional ENGIE está em busca de empresas inovadoras que possam ajudar a companhia no desenvolvimento de projetos voltados às áreas de inteligência de mercado e marketing e operação. A companhia quer se conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o nosso negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologia ou melhorando os processos da empresa, diz o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação, Guilherme Ferrari.
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O lançamento da iniciativa será durante o Open Day promovido pelo LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que tem por objetivo aproximar grandes empresas e startups. O evento será realizado nesta terça-feira, dia 14,, em edição totalmente online por conta da pandemia da Covid-19.
Os projetos de inovação aberta com startups são vistos pela ENGIE como grandes oportunidades para testar novas soluções de maneira rápida, flexível e com baixo custo. Foi o caso do projeto HidrOS, sistema desenvolvido pela companhia em parceria com a startup Kartado, e que atua na automatização de processos na gestão de equipes e serviços em reservatórios de hidrelétricas.
Por meio da parceria com as startups, a ENGIE pretende buscar inovação em quatro elementos da companhia (três de inteligência de mercado e marketing e outro de operação): realidade virtual/ ambiente virtual, processamento de linguagem natural para customer experience, reconhecimento automático de texto e interpretação semântica e inteligência artificial na operação de sistemas elétricos de potência.
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A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.
Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios. Emprega 2.750 trabalhadores, e teve no país, em 2019, um faturamento de R$ 10,5 bilhões.