O Movimento Santa Catarina pela Educação, que nasceu, em 2012, na Fiesc, e ganhou adesão de outras entidades nos últimos anos, promoveu reunião virtual com representantes das instituições que compõem a câmara regional de Joinville para apresentar a nova estratégia de trabalho. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Nesse novo ciclo, para o biênio 2020/2021, há uma mudança no foco de atuação: os esforços devem se concentrar na capacitação de trabalhadores que foram demitidos em função da pandemia, ou que pretendem melhorar a sua qualificação. Para isso, será lançada uma plataforma que fará a conexão entre as pessoas que estão procurando emprego e as empresas, que disponibilizarão vagas. A meta é qualificar 5 mil trabalhadores em todo o Estado, até junho do próximo ano.

Estão previstas parcerias com instituições para oferta dos cursos relacionados aos temas de mundo digital, matemática (para o cotidiano, raciocínio lógico), português (interpretação de texto e oratória), inglês (para o cotidiano), competências sócio emocionais, programação, entre outros. Esses cursos serão totalmente online, gratuitos, e preferencialmente com certificação.

> Investe SC será relançada com novo formato pelo governo do Estado em 2021

Continua depois da publicidade

Outra entidade parceira será a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC) para a produção de um documento norteador com as bases para a elaboração do plano de desenvolvimento de pessoas.

As ações da câmara até o primeiro semestre de 2021 abrangem a mobilização dos envolvidos para o alcance dos resultados; a análise e priorização das ações; o desdobramento das demandas para a execução e o acompanhamento dos indicadores.