O engenheiro e professor da Udesc Wilson Luiz Guesser faleceu nesta terça-feira (25) em Itajaí. Ele começou a carreira na Tupy em 1977 e, desde então, dedicou-se ao desenvolvimento da Engenharia Metalúrgica, de Materiais e ao Meio Ambiente.
Continua depois da publicidade
O velório de Wilson Guesser começa às 18 horas desta terça-feira na Capela Mortuária Prever, na rua Tuiuti, bairro Iririú, na zona Leste de Joinville. A Tupy emitiu uma nota de pesar pela morte do engenheiro.
Nota de pesar da Tupy
"É com extremo pesar que a Tupy recebe a notícia do falecimento do Doutor Engenheiro Wilson Luiz Guesser, ocorrido hoje, 25 de fevereiro, em Itajaí.
Dr. Guesser, pesquisador brilhante, iniciou sua formação na Escola Técnica Tupy. À época, já se destacava e ingressou na Engenharia Metalúrgica, na Escola Politécnica da USP. Após finalizar sua graduação, em 1977, começou sua carreira na Tupy e, desde então, dedicou-se ao desenvolvimento da Engenharia Metalúrgica, de Materiais e ao Meio Ambiente.
Perdemos nós e perde a ciência. Seus livros, artigos técnicos e patentes transformaram a indústria brasileira, colaboraram com a construção da grande empresa global que a Tupy se tornou, e continuarão sendo referência no desenvolvimento de novos materiais.
Continua depois da publicidade
Entre seus legados, destacamos projetos com institutos e universidades em todo o mundo, conectando o ambiente acadêmico à indústria. Em sua busca contínua pela ampliação da utilização do ferro fundido, foi responsável pela introdução pioneira do ferro fundido vermicular à produção de blocos e cabeçotes de motor. Sua produção científica extrapolou os muros da Tupy e alcançou relevância mundial.
Fonte de inspiração, Guesser e sua generosidade em compartilhar seu vasto conhecimento promoveram a formação de grandes profissionais na vida acadêmica, orientando mestrandos e doutorandos.
Mais do que o conhecimento, herdamos o exemplo de comprometimento, persistência e determinação. Em nossa despedida, reforçamos a nossa imensa gratidão à sua trajetória e ao legado que deixou à Tupy, aos colegas, alunos, amigos e à engenharia. Que suas ideias, ideais e ousadia sigam influenciando muitos pesquisadores pelo mundo.
Agradecemos à família com quem compartilhamos a felicidade de ter convivido com ele e prestamos nossas condolências."
Continua depois da publicidade