Os consumidores joinvilenses estão recuperando o crédito. Nos dez primeiros meses do ano 41.351 CPFs foram cancelados pelo SPC, e seus titulares voltaram a ter o direito de fazer compras a prazo, movimentando a economia. No mesmo período, outros 33.763 entraram na lista de devedores inadimplentes. Significa dizer que o saldo positivo é de quase 8 mil. Gente que retornou às compras. Os números, então, demonstram significativa melhora na condição financeira da população.

Continua depois da publicidade

Ótimo indicador, justamente na véspera da Black Friday e a um mês do Natal, as duas datas mais importantes para as vendas do comércio. O único mês deste ano em que o total de registros superou o de cancelamentos é outubro: 5.826 contra 3.782.

Os dados estão em linha com a melhora do nível de emprego verificada na cidade desde o ano passado. Emprego naturalmente implica em ganho de renda e poder de consumo. Portanto, encaminha mais negócios no varejo, alimentando a roda, fazendo circular a riqueza.

Leia as últimas notícias da Economia

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade