Metade da população de Joinville está em casa. São 300 mil pessoas, aproximadamente.  A outra metade – também perto de 300 mil cidadãos – sai de casa para trabalhar, ir às compras, visitar parentes ou amigos, ou simplesmente para caminhar porque não suporta mais o isolamento social recomendado por causa do novo Coronavírus.

Continua depois da publicidade

> Taxa de isolamento em SC segue abaixo dos 40% mesmo com suspensão de ônibus em 111 cidades

> Joinville registra mais mortes de moradores com coronavírus

O número absoluto, citado acima, é uma projeção estatística, considerando-se os percentuais de isolamento social, verificados a partir de informações passadas pelas operadoras de telefonia celular, que monitoram os deslocamentos de seus clientes.

Os percentuais abaixo transcritos atestam pequena variação semanal. Desde o começo de maio, os joinvilenses mantém, praticamente, o mesmo comportamento diante da crise sanitária.

Continua depois da publicidade

> Menos de 10% dos idosos de Joinville foram testados para coronavírus

Os dados foram pinçados dos boletins diários publicados pela prefeitura de Joinville. A coluna optou por selecionar os dados referentes aos sábados, a partir de 2 de maio.

Assim, no comparativo semanal, desce 2 de maio a 25 de julho, a mais alta taxa de isolamento aconteceu no dia 30 de maio, com 55,2% da população respeitando os avisos das autoridades de saúde. Em oposição, em duas vezes, nos dias 20 de junho e 4 de julho, a taxa ficou em apenas 48,9%, o que significa menos da metade dos moradores cumprindo com as orientações da prefeitura para não se expor ao vírus desnecessariamente.

> Joinville e região continuam em situação “gravíssima” para pandemia; Planalto Norte entra na lista

Extraindo-se os percentuais mais extremos, se observa que, no geral, é de aproximadamente 51% a taxa de isolamento na cidade mais populosa de Santa Catarina. No comparativo com os números de todo o Estado, Joinville aparece com taxa de isolamento social um ponto percentual menor do que o da média estadual.

Continua depois da publicidade

Há um certo cansaço das pessoas; já não suportam mais ficar sem contato externo, e um eventual relaxamento nos cuidados pode criar circunstâncias para favorecer a propagação do vírus. Principalmente preocupante agora durante o inverno de dias de frio.

> Prefeitura de Joinville suspende ônibus por mais sete dias

A lembrar: em Joinville há 128 leitos de hospital dedicados exclusivamente á doentes de Covid-19. E desse total, 85% estão ocupados.

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN