A Schulz, de Joinville, fechou o terceiro trimestre do ano com lucro de R$ 30,7 milhões. O valor é 131% maior do que o apurado no trimestre anterior. Nos nove primeiros meses deste ano a companhia apurou lucro de R$ 59,5 milhões. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Na divisão de compressores, houve expansão importante nos negócios no mercado interno. O aquecimento das vendas no varejo, entre julho e setembro,  foi apoiado pelos diversos canais de distribuição.

Já no mercado externo, os resultados, só não foram melhores em razão da forte recessão econômica na América Latina em decorrência dos efeitos da pandemia. Mesmo assim, houve um crescimento de 55,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Um destaque foi a volta das vendas para o Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Bolívia, porém ainda em uma escala muito menor se comparada a 2019, diz o relatório trimestral.

A Schulz of America Inc. seguiu em ascensão de vendas, sobretudo, para o mercado norte-americano, com destaque para inauguração das novas instalações em 30 de junho. Em comparação com o ano anterior, o terceiro trimestre de 2020 apresentou crescimento de 31,9% no faturamento destinado ao mercado norte-americano.

Continua depois da publicidade

> Empreendedorismo cresce 14% em Santa Catarina durante a pandemia

Para suprir a expectativa de crescimento contínuo no quarto trimestre do ano  houve o aumento do nível de estoque e, consequentemente, a disponibilidade de entrega imediata para os clientes.

Para a divisão automotiva, o terceiro trimestre de 2020 representou o início da recuperação da crise ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus. Houve  um crescimento substancial, principalmente no segmento de caminhões, tratores e outros, que teve um resultado melhor do que a expectativa geral do mercado. O segmento agrícola também apresentou boa recuperação. Para o último trimestre do ano expectativas são positivas.

No segmento de caminhões, depois de uma queda de 59% na produção entre abril e junho, o terceiro trimestre apresentou um crescimento de 135%. O destaque foi o segmento de semipesados e pesados.

Neste caso, o resultado foi melhor do que a expectativa geral do mercado, principalmente para o atendimento do segmento de grãos, que teve recorde de produção em 2020. Isso ocorreu graças à manutenção das atividades do setor agrícola durante a crise do trimestre anterior. Em setembro deste ano a exportação de caminhões chegou a 1.568 unidades, sendo o maior volume dos últimos 23 meses.

Continua depois da publicidade