A FCDL, Fecomércio e a Facisc encaminharam pedido ao governador Carlos Moisés para permitir a reabertura de lojas de diferentes segmentos de atividades no Estado, que precisaram ser fechadas por causa do coronavírus após decreto do governo estadual. Os dirigentes das entidades representativas do varejo querem:
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
1. garantia e liberdade e segurança para as atividades de varejo funcionarem na modalidade de e-commerce ou tele entrega;
2. liberação para a abertura de lojas de automecânicas, borracharias e autocenters de maneira geral; varejo de autopeças; lavanderias; varejo de materiais de construção; prestação de serviços de asseio e conservação; atividades imobiliárias, prestação de serviços de reparos residenciais e em condomínios;
3. As entidades também querem a gradativa abertura de outros tipos de estabelecimentos de modo a viabilizar mais rápida recuperação da economia;
Continua depois da publicidade
4. FCDL, Fecomércio e Facisc ainda desejam que pessoas com mais de 60 anos possam ter acesso aos estabelecimentos comerciais, desde que com controle e comunicação clara da empresa.
A coluna discorda frontalmente. A hora é de redobrar os cuidados para se evitar a propagação do coronavírus e muito mais casos ocorram, quando medidas restritivas podem ajudar a conter o avanço da doença entre nós.
Claro que os negócios serão afetados seriamente. E vários empreendimentos poderão ter de fechar as portas. Isso é social e economicamente desastroso e horrível, mas inevitável num momento de enfrentamento a uma moléstia que mata milhares de pessoas mundo afora.
Então, a saúde e a preservação da vida é mais importante do que lojas abrirem e serem, potencialmente, agentes de transmissão do Coronavírus. Vivemos um instante de guerra coletivamente. Não é hora de relaxar no combate ao inimigo invisível.
Continua depois da publicidade
Muito pelo contrário. Como se sabe – e avisos não faltam – o inimigo vai atacar com força triplicada exatamente nas próximas quatro a seis semanas. Prudência se requer. Dinheiro se perde; e se ganha. A vida é uma só.