O Ministério da Infraestrutura já está conversando com potenciais investidores e operadores aeroportuários de dez países – Suíça, Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile – para atraí-los para disputar a sexta rodada de concessões – o bloco Sul – do qual fazem parte os aeroportos de Joinville, Navegantes, Curitiba, Foz do Iguaçu, Pelotas, entre outros. O investimento mínimo, a ser feito pelo ganhador da licitação, no aeroporto de Joinville, é estimado em R$ 200 milhões. O leilão possivelmente acontecerá em novembro de 2020. As informações são do secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann. O profissional esteve na Acij, onde falou sobre a privatização dos aeroportos e infraestrutura.
Continua depois da publicidade
Cronograma
O cronograma do governo prevê a finalização de estudos técnicos econômico-financeiros, de infraestrutura, e ambientais até 31 de outubro deste ano. O Ministério da Infraestrutura deverá escolher, no mês seguinte, em novembro, qual consultoria vai auxiliar na preparação do processo licitatório. Estão previstas audiências públicas em fevereiro de 2020. A audiência presencial vai acontecer em Curitiba – sede do maior aeroporto a ser leiloado no bloco. O TCU vai analisar o processo até abril e em agosto do próximo ano o edital
de concorrência internacional deverá estar na praça.
Com prefeito
Ronei e o superintendente da Infraero, em Joinvile, Rones Heidermann, tem reunião com o prefeito Udo Döhler nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Compressor
Maior fabricante de compressores de ar da América Latina, a Schulz marca presença na Intermach, onde fornece ar comprimido para toda feira. A empresa apresenta os compressores rotativos de parafuso SRP 4000 Flex de velocidade variável (de 5 a 250 hp), que podem proporcionar economia de até 38% no consumo de energia e operar 24 horas por dia.
Edital
A Secretaria de Administração do governo do Estado de Santa Catarina publicou edital para a contratação de agências de publicidade e propaganda para prestação de serviços publicitários. O edital está disponível no site portaldecompras.sc.gov.br.
Intermach
Principal evento metalmecânico do Sul do Brasil, a Intermach começa neta terça-feira e vai até sexta, na Expoville. Reúne 150 expositores entre os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, soluções e serviços para o setor. Há lançamentos, tecnologias inovadoras e serviços focados na modernização dos parques fabris e na indústria 4.0. A feira reúne expositores ligados a ferramentarias, plástico, automação industrial, logística, ensaios, caldeiraria, tratamentos, tecnologia da informação, soluções em usinagem, cromagem, galvanização e metrologia. Destaque para o pavilhão da Alemanha e apresentação de programa para a indústria 4.0 do governo do Taiwan.
Taiwan
Representando o governo do Taiwan, a Taitra Taiwan Trade Center do Brasil – está na Intermach e mostra oportunidades e quer se tornar um fornecedor de produtos manufaturados taiwaneses no mercado brasileiro. A Taitra é a mais importante agência de promoção comercial do país, com sede em Taipei. Tem cinco escritórios em Taiwan e 61 escritórios no exterior, em todas as regiões do mundo.
Continua depois da publicidade
O maior
A Hidrafiltros saiu de Caxias do Sul para se instalar em Joinville, onde emprega 120 pessoas. A companhia tem o maior parque fabril de elementos filtrantes da América Latina.
Visita às obras
O secretário de Infraestrutura do governo do Estado, Carlos Hassler, esteve na Acij nesta segunda-feira. Recentemente ele visitou a WestRock, multinacional que está investindo R$ 1,3 bilhão em fábrica de celulose no município de Três Barras, no planalto norte catarinense. A previsão da obra ficar pronta é daqui a um ano.
Varejo
A Koerich traça seu plano de expansão. Até o fim do ano podem surgir novas lojas em Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e Itajaí. São os municípios com potencial para receber novas unidades da rede de eletrodomésticos. As promoções feitas durante a Semana Brasil resultaram em aumento de 20% nas vendas, comparativamente a agosto.