A nova marca do município de Joinville só será conhecida em 2021. Era para ter sido em novembro, ficou para começo de dezembro, mas a gravidade da situação da pandemia do novo Coronavírus retardou o anúncio. Consultoria do Sebrae concluiu o trabalho de criar uma nova marca para Joinville e fixou-se em “Joinville é tudo”, a partir da constatação de que há uma diversidade muito grande atributos do município.

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O amplo estudo, com metodologia própria, captou variadas vertentes: Ficou claro que Joinville é cultura; Joinville é gente; Joinville é inovação; Joinville é experiência. Daí, a síntese “Joinville é tudo”. A escolha se deu após várias reuniões de place branding, conduzidas virtualmente, com mais de cem pessoas representativas da cidade, durante cinco meses de conversas e análises de informações colhidas junto ao grupo.

Mas não está claro, ainda, que a cidade vai assumir, publicitariamente, e se “vender” com essa ideia final apresentada pelas pesquisadoras. De posse das análises e dos resultados, no próximo ano, um grupo mais restrito de personalidades ligadas ao meio, liderado pelo Convention & Visitors Bureau e prefeitura optem, simplesmente, pela marca “Joinville”.

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Certo é que Joinville precisa ter uma nova marca, sob pena de não expressar sua identidade para fora. Uma pessoa, um profissional, uma empresa, uma cidade, precisam se afirmar como únicos. Sem isso, não serão percebidos. Como sabemos, Joinville já teve marcas fortes: “Cidade das bicicletas”, “Cidade das flores”, “Manchester catarinense”.

Outros tempos. O momento atual exige um reposicionamento.